Kerry: informações 'sugerem uso de cloro' em ataque na Síria

Secretário de Estado americano afirmou que, se a suspeita for confirmada, o caso seria uma violação dos acordos do Tratado de Armas Químicas

15 mai 2014 - 14h49
(atualizado às 14h54)
<p>John Kerry, o chefe da diplomacia americana, participou de uma reunião do Grupo de Amigos da Síria, nesta quinta-feira</p>
John Kerry, o chefe da diplomacia americana, participou de uma reunião do Grupo de Amigos da Síria, nesta quinta-feira
Foto: Reuters

O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou nesta quinta-feira em Londres ter recebido informações "não verificadas, não confirmadas" que sugerem o uso de cloro como arma química na Síria, repetindo as acusações da França contra o regime de Bashar al-Assad.

"Eu recebi informações... elas ainda não foram verificadas... elas ainda não foram confirmadas... mas sugerem, como a própria França havia sugerido, que cloro foi utilizado várias vezes durante a guerra", indicou a jornalistas o chefe da diplomacia americana, após uma reunião do Grupo de Amigos da Síria.

Publicidade

"Se este for o caso, e se for provado, seria uma violação dos acordos do Tratado de Armas Químicas, da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas que a Síria assinou", disse ele.

Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Em visita a Washington na terça-feira, o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, garantiu que o regime sírio havia utilizado armas químicas, incluindo as carregadas com cloro, em 14 oportunidades desde outubro.

A organização Human Rights Watch (HRW) afirmou na terça-feira que existiam evidências sólidas de ataques com cloro cometidos pelo regime sírio contra três cidades em meados de abril.

Publicidade

A Síria aderiu oficialmente à Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas em outubro, como parte de um acordo EUA-Rússia sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio, depois das acusações contra o regime de utilização do gás sarin durante um ataque perto de Damasco.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) anunciou no final de abril que iria investigar as alegações de ataques com cloro.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se