Iraque ocupa ruínas de emblemática mesquita de Mosul

29 jun 2017 - 12h27
Fumaça é avistada das ruínas da mesquita de al-Nuti, em Mosul, após ação do exército iraquiano.
Fumaça é avistada das ruínas da mesquita de al-Nuti, em Mosul, após ação do exército iraquiano.
Foto: Reuters

O comandante da ofensiva iraquiana para reconquistar a cidade de Mosul, que desde 2014 está nas mãos do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), anunciou que as forças oficiais ocuparam as ruínas da famosa mesquita al-Nuri.

"As forças tomaram o controle da histórica mesquita de al-Nuri, da torre de Hadba e da área comercial na cidade velha de Mosul", disse o tenente-general Abdul Amir Yarallah.

Publicidade

O local tornou-se mundialmente famoso por um discurso feito pelo líder dos extremistas, Abu Bakr al-Baghdadi, em julho daquele ano. Naquele dia, ele informou ao mundo a criação do "Califado islâmico", que tinha Mosul como capital e seguia até a Síria, em uma demonstração de poder dos jihadistas.

A mesquita foi destruída no dia 21 de junho após uma explosão que, até agora, não foi assumida por ninguém. Enquanto o Exército acusou o próprio Isis de explodir o local, fontes informaram que ela foi destruída por um ataque aéreo da coalizão internacional - que negou a ação.

Apesar da vitória iraquiana, o militar informou que há centenas de milicianos do EI em pontos específicos da cidade e que os destroços da mesquita ainda serão analisados para verificar se há bombas instaladas pelos terroristas.

No entanto, após a vitória em campo, a TV de Estado iraquiana declarou que o "Daesh chegou ao fim" no país.

Publicidade

Veja também

Fúria no trânsito provoca impressionante sequência de acidentes em rodovia nos EUA
Video Player
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se