Há evidências claras de uso de gás sarin na Síria, diz comissão da ONU

A agência Reuters, a partir de uma foto tirada de uma das páginas do relatório, afirmou que o gás foi utilizado contra civis no dia 21 de agosto

16 set 2013 - 09h58
(atualizado em 4/12/2013 às 15h52)
Ake Sellstrom (esq.), chefe de inspetores da ONU, entrega relatório ao secretário-geral Ban Ki-moon
Ake Sellstrom (esq.), chefe de inspetores da ONU, entrega relatório ao secretário-geral Ban Ki-moon
Foto: Reuters

Inspetores das Nações Unidas afirmaram que há claras e convincentes evidências de uso de gás sarin no ataque realizado próximo a Damasco no dia 21 de agosto, quanto morreram 1,4 mil pessoas, segundo relatório divulgado nesta segunda. O relatório acrescentou que armas químicas proibidas foram usadas "em uma escala relativamente grande" nos 30 meses de conflito na Síria.

"A conclusão é que armas químicas foram utilizadas no conflito em curso entre as partes na República Árabe da Síria contra civis, incluindo crianças, em uma escala relativamente grande", diz o relatório, que será divulgado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. E acrescenta que "mísseis terra-terra contendo o agente neurológico sarin foram utilizados" no ataque em 21 de agosto. A agência Reuters, a partir de uma foto tirada de uma página do relatório, confirmou o uso do gás.

Publicidade
Guerra civil em fotos

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

A comissão investigadora da ONU para a Síria revelou que investiga um total de catorze denúncias de ataques com armas químicas durante o conflito armado no país. "Estamos investigando 14 casos de suposto uso de armas químicas, mas não estabelecemos quem foi responsável" por esses crimes, declarou o presidente da Comissão, Paulo Pinheiro, em coletiva de imprensa. "Temos visto os vídeos, dispomos de análises de especialistas militares", acrescentou, também citando entrevistas com médicos.

Em seu relatório anterior, a Comissão de Inquérito informou que investigava quatro casos de ataque químico (dois em março de 2013 e dois em abril de 2013). O organismo, no entanto, se recusou a dizer quando exatamente aconteceu os outros 10 casos, e apenas indicou que os 14 casos foram registrados desde o início do mandato dos investigadores, em setembro de 2011.

A Comissão, que não foi autorizada a visitar a Síria, ainda espera obter a autorização de Damasco para visitar locais suspeitos desses 14 ataques e estabelecer, na medida do possível, os seus responsáveis, explicou Carla del Ponte, membro da Comissão de Inquérito.

Confira os efeitos do gás sarin no corpo humano
Foto: AFP

Diplomacia pela paz

Publicidade

A ex-procuradora federal suíça, também ex-promotora do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) e do Tribunal Penal Internacional para Ruanda (TPIR), indicou ter recebido nesta segunda um convite do regime sírio para ir a título "pessoal" à Síria. Del Ponte, no entanto, recusou o convite, justificando que a Comissão solicita uma visita "oficial".

Poucas horas antes, perante a Comissão de Direitos Humanos, Pinheiro declarou que o uso de armas químicas constitui um crime de guerra. Mas ressaltou que "a grande maioria das vítimas do conflito é o resultado de ataques (...) com armas convencionais, como canhões e morteiros".

Acusado por vários países, incluindo os Estados Unidos e a França, de ter realizado em 21 de agosto um ataque químico perto de Damasco, o presidente sírio Bashar al-Assad prometeu enviar à ONU e à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) os documentos técnicos necessários para aderir à organização.

Enquanto isso, ao final de três dias de negociações na semana passada, o secretário de Estado americano, John Kerry, e seu colega russo, Sergei Lavrov, acordaram no sábado um plano que prevê a destruição do arsenal químico sírio em meados de 2014. Este acordo, que o regime de Bashar al-Assad prometeu cumprir, afastou a ameaça imediata de ataques planejados por Washington e seus aliados para "punir" o regime de Assad.

Publicidade

Pinheiro espera, por sua vez, que este acordo seja um trampolim para o fim das hostilidades e para uma solução política para o conflito.

A Comissão de Inquérito foi criada em 22 de agosto de 2011 por uma resolução do Conselho de Direitos Humanos e sua missão é investigar todas as violações dos direitos humanos desde março de 2011, e identificar os culpados, certificando-se que eles serão julgados. Em seu último relatório, publicado em 11 de setembro, a Comissão acusou o regime de crimes contra a humanidade e crimes de guerra, e a rebelião de crimes de guerra.

A Comissão baseou seu trabalho em mais de 2 mil entrevistas realizadas desde a sua criação com pessoas envolvidas no conflito na Síria e nos países vizinhos. Ela também desenvolveu uma lista confidencial de pessoas suspeitas de terem cometido crimes na Síria.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se