Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV

Bispo brasileiro que não reconhece Papa participará da cerimônia na Escócia

3 jul 2026 - 08h07
(atualizado às 09h01)

Enquanto o Vaticano ainda lida com as consequências das recentes tensões promovidas pelas ordenações episcopais realizadas pela Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX), outro grupo tradicionalista anunciou nesta sexta-feira (3) uma consagração episcopal sem mandato pontifício.

Papa excomungou grupo de bispos da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X
Papa excomungou grupo de bispos da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os Filhos do Santíssimo Redentor, conhecidos como Redentoristas Transalpinos, pretendem realizar a cerimônia em 25 de julho, na ilha de Papa Stronsay, nas Ilhas Órcades, na Escócia, no que poderá ser um novo confronto entre tradicionalistas e a Santa Sé.

Publicidade

A comunidade surgiu como uma dissidência ligada ao movimento fundado pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre (1905-1991) e é crítica das reformas promovidas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), incluindo o ecumenismo, a abertura aos leigos e a substituição da missa em latim pela celebração em línguas vernáculas.

O Superior Geral da congregação, monsenhor Pierre Roy, anunciou que pretende consagrar o padre Michael Mary como bispo "na ausência de um mandato apostólico", alegando que "a Sé de Roma está claramente ocupada pelos inimigos de Deus".

Participarão da cerimônia, segundo o anúncio, os monsenhores brasileiro Rodrigo Ribeiro da Silva, que não reconhece a legitimidade dos papas atuais, e o argentino Fernando Altamira.

Em resposta, o bispo de Aberdeen, dom Hugh Gilbert, advertiu os fiéis de sua diocese para que não participem do evento, afirmando que a ordenação seria "ilegítima" e configuraria "um grave ato de desobediência", separando seus participantes da comunhão com a Igreja Católica.

Publicidade

Segundo Gilbert, a cerimônia será realizada por bispos que rejeitam a legitimidade do atual Papa e, por isso, "não é para o bem da Igreja Católica", como alegam seus organizadores. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações