Nova missão de paz da ONU em Mali tem início

1 jul 2013 - 11h13
(atualizado às 11h21)

A nova missão da paz da ONU em Mali, a Minusma, entrou em operação oficialmente nesta segunda-feira para garantir a segurança e a estabilidade do país em crise, onde serão realizadas eleições presidenciais daqui a quatro semanas.

Comandada pelo general ruandês Jean-Bosco Kazura, a Minusma será composta até o fim do ano por 12.600 homens (militares e policiais) e terá como uma de suas funções garantir a segurança de Mali, especialmente da grande região norte, que representa dois terços do país.

Publicidade

Aproveitando um golpe de Estado militar em Bamaco, em 22 de março de 2012, esta região e as principais cidades do país - Gao, Timbuctu e Kidal - foram ocupadas durante os meses seguintes por grupos jihadistas e criminosos ligados à Al Qaeda.

Estes grupos foram praticamente expulsos de seus redutos depois da intervenção do exército francês, que apoiou a operação da força africana Misma, iniciada em 11 de janeiro e que continua até hoje.

Porém, pequenos grupos jihadistas continuam no país e recentemente cometeram atentados.

Um dos primeiros desafios da Minusma será garantir a segurança durante a realização das primeiras eleições presidenciais, em 28 de julho.

Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se