Durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (21) que ninguém pode proteger a Groenlândia como seu país.
"Tenho respeito tremendo às pessoas da Groenlândia e da Dinamarca, mas acredito que nenhum outro país consegue manter a segurança da Groenlândia a não ser os Estados Unidos", declarou ele.
O magnata enfatizou que "a Groenlândia está sem defesa em uma localização estratégica" e subiu o tom contra a Dinamarca, a chamando de "ingrata".
"Colocamos bases militares na Groenlândia para defendê-la e salvá-la. Fortificamos a Dinamarca. Impedimos que os inimigos (alemães, durante a 2ª Guerra Mundial) conquistassem a Groenlândia. Demos a Groenlândia de volta para a Dinamarca, que ideia estúpida. E olha o quão ingratos eles são agora", disse.
Em meio às ameaças de uma ação militar na maior ilha do mundo, o republicano disse que "poderia fazer o uso da força", mas não vai.
"Provavelmente não conseguiremos nada a menos que eu decida usar força e poder excessivos, caso em que seríamos, francamente, imparáveis, mas não farei isso", garantiu.
Trump reforçou que "esta é provavelmente a declaração mais importante, porque as pessoas pensaram" que ele usaria a força.
"Eu não preciso usar a força. Eu não quero usar a força. Eu não usarei a força. Tudo o que os Estados Unidos estão pedindo é um lugar chamado Groenlândia", concluiu. .