Mundo enfrenta maior interrupção de fornecimento de petróleo da história com guerra no Oriente Médio, diz IEA

12 mar 2026 - 08h07

A guerra no Oriente ‌Médio está criando a maior interrupção no fornecimento de petróleo da história, disse a Agência Internacional de Energia nesta quinta-feira, um dia depois de ter concordado em liberar um volume recorde dos estoques estratégicos para compensar a escassez e o ⁠aumento dos preços.

Navio danificado carregando óleo combustível em águas territoriais do Itaque.12 de março de 2026.  REUTERS/Mohammed Aty
Navio danificado carregando óleo combustível em águas territoriais do Itaque.12 de março de 2026. REUTERS/Mohammed Aty
Foto: Reuters

Em relatório mensal sobre o mercado de petróleo, ‌a IEA afirmou que a oferta global deve cair em 8 milhões de barris por dia em março ‌devido ao bloqueio do Estreito de Ormuz, ‌na costa iraniana, desde que os EUA e ⁠Israel iniciaram uma campanha de ataques aéreos contra o Irã em 28 de fevereiro.

Publicidade

Os países do Golfo do Oriente Médio, incluindo Iraque, Catar, Kuweit, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, reduziram a produção total de petróleo em pelo menos 10 ‌milhões de bpd, um volume equivalente a quase 10% da ‌demanda mundial, como resultado ⁠do conflito, ⁠disse a IEA.

A agência acrescentou que, sem uma rápida retomada dos fluxos ⁠de transporte, essas perdas ‌devem aumentar.

"A produção de ‌upstream paralisada levará semanas e, em alguns casos, meses para retornar aos níveis anteriores à crise, dependendo do grau de complexidade do campo e do tempo para que ⁠os trabalhadores, equipamentos e recursos retornem à região", disse a agência.

A IEA, que assessora os países industrializados, concordou na quarta-feira em liberar um recorde de 400 milhões de barris de petróleo dos estoques ‌estratégicos mantidos pelos países membros para combater um aumento nos preços globais do petróleo bruto desde o início da guerra ⁠entre EUA e Israel contra o Irã, com os EUA contribuindo com a maior parte do fornecimento.

Publicidade

Os preços do petróleo subiram na quinta-feira, quando o Irã intensificou os ataques às instalações de petróleo e de transporte em todo o Oriente Médio, aumentando os temores de um conflito prolongado e de contínuas interrupções no fluxo de petróleo pelo Estreito de Ormuz. [O/R]

O petróleo bruto Brent, que atingiu US$119,50 por barril na segunda-feira, valor mais alto desde meados de 2022, subia mais de 6% nesta quinta-feira, ficando um pouco abaixo de US$98 por barril.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações