Mergulhador amador sobrevive por cinco dias em caverna submersa na China

Homem conseguiu se alimentar de peixes crus e usou uma lanterna para ser encontrado

5 ago 2025 - 15h08
(atualizado às 15h40)
Resumo
Mergulhador chinês sobreviveu cinco dias em caverna submersa alimentando-se de peixes crus e foi resgatado após usar uma lanterna para sinalizar aos socorristas.
Socorristas resgatam mergulhador chinês que ficou cinco dias em caverna submersa
Socorristas resgatam mergulhador chinês que ficou cinco dias em caverna submersa
Foto: Equipe de resgate Xiangxi Shuguang / Divulgação

Um mergulhador amador chinês sobreviveu por cinco dias dentro de uma caverna submersa em um rio da cidade de Baise, na região autônoma Zhuang, no interior do país. O caso aconteceu no dia 19 de julho, mas ganhou destaque na mídia chinesa no sábado, 2.

O homem, identificado apenas pelo seu sobrenome, Wang, tem 40 anos e é natural da cidade de Furong. Ele foi ao local acompanhado de um amigo, do qual ele se perdeu cerca de cinco minutos de mergulho, reportou o jornal local South China Morning Post.

Publicidade

Wang teria mergulhado cerca de 9 metros e acessado uma cadeia de cavernas que se encontram na região abaixo do nível da superfície. De acordo com o jornal, esse amigo acionou a polícia local, que iniciou as buscas pelas cavernas, mas sem sucesso no primeiro momento.

Em uma segunda rodada de buscas, os socorristas ouviram batidas em uma pedra, mas não conseguiram encontrar a origem dos sons. Eles então mergulharam a mais de 130 metros de profundidade, mas não encontraram Wang.

Quando os socorristas retornavam à superfície, o mergulhador perdido os viu e decidiu usar as últimas forças para ir de encontro a eles e piscar uma lanterna que carregava consigo.

Segundo Tian Yanglin, capitão da Equipe de Resgate Xiangxi Shuguang que conversou com o jornal local Xiaoxiang Morning Herald, Wang conseguiu sobreviver encontrando refúgio em uma parte oca da caverna, uma bolsa de ar que fornecia espaço respirável.

Publicidade

O capitão disse aos socorristas, já em solo, que tinha perdido completamente a noção de tempo e que sobreviveu comendo alguns peixes crus que conseguia pescar.

Na entrevista, Tian confessou que as primeiras palavras de Wang quando tocou a terra firme foram: "Vocês têm um cigarro?".

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações