Sydney Sweeney, aclamada atriz de 27 anos de séries como "Euphoria" e "The White Lotus", se encontra no centro de uma intensa polêmica política e social nos Estados Unidos. O motivo é a nova campanha publicitária da American Eagle, batizada de "Sydney Sweeney Has Great Jeans" ("Sydney Sweeney tem ótimos jeans"). A campanha brinca com a semelhança sonora entre as palavras "jeans" e "genes", e, em pouco tempo virou alvo de críticas por supostos conteúdos machistas e racistas.
Os comerciais mostram a atriz em poses consideradas sensuais, enquanto as piadas com seus "genes", referenciando sua aparência branca, loira e de olhos azuis, foram apontadas como racistas. O debate escalou a ponto de chegar ao presidente americano Donald Trump.
Nesta segunda-feira, 4, em conversa com jornalistas, Trump manifestou apoio à campanha, declarando-a "fantástica". Sua fala veio após ser informado de que Sweeney seria filiada ao Partido Republicano, o mesmo do presidente.
Horas depois, Trump reforçou seu apoio em um post na rede social Truth, chamando o comercial de "o mais 'QUENTE' de todos".
Quem é Sydney Sweeney?
Nascida em 1997, Sydney Sweeney tem mais de 25 milhões de seguidores no Instagram e é uma das jovens estrelas mais promissoras de Hollywood. Sua atuação como Cassie Howard em "Euphoria" lhe rendeu uma indicação ao Emmy, assim como seu papel em "The White Lotus".
Em 2023, ela estrelou a bem-sucedida comédia romântica "Anyone but You" e em 2024, participou do filme de super-herói "Madame Web".
Sweeney também tem se aventurado na produção, estrelando e produzindo o filme de terror "Imaculada", ambientado em um convento italiano.
No campo pessoal, a atriz teve um relacionamento com Jonathan Davino, com quem ficou noiva em 2022, mas o casal se separou neste ano.