Meloni recebe presidente do Chile e acertam cooperação contra crime organizado

Líderes se comprometeram a elaborar um amplo plano de ação

3 nov 2026 - 15h51
(atualizado às 16h08)
Resumo
Em Roma, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente do Chile, José Antonio Kast, firmaram um acordo para fortalecer o combate conjunto ao crime organizado transnacional. Os líderes também definiram um plano de ação para cooperar em áreas estratégicas, como energia, infraestrutura, minerais críticos, defesa e o setor espacial, visando impulsionar investimentos bilaterais e estreitar os laços entre a União Europeia e a América Latina.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, reuniu-se nesta terça-feira (3) com o presidente do Chile, José Antonio Kast, em Roma.

Líderes se comprometeram a elaborar um amplo plano de ação
Líderes se comprometeram a elaborar um amplo plano de ação
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

No encontro, os dois líderes concordaram sobre a necessidade de fortalecer a cooperação bilateral no combate a redes criminosas transnacionais.

Publicidade

Em comunicado divulgado pelo Palazzo Chigi, o governo italiano informou que o mandatário sul-americano detalhou as principais reformas implementadas por sua gestão para aprimorar o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento econômico no Chile.

"A este respeito, os dois líderes concordaram quanto à necessidade de reforçar a cooperação no combate às redes criminosas transnacionais, responsáveis pelo desvio de recursos econômicos do desenvolvimento nacional", destaca a nota da sede do Executivo italiano.

Diante do bom momento das relações bilaterais entre Roma e Santiago, Meloni e Kast acertaram a elaboração de um plano de ação conjunto para "identificar objetivos concretos a serem alcançados em setores estratégicos como energia, infraestrutura, minerais críticos, defesa e setor espacial, contando também com a participação do setor privado".

A premiê italiana sublinhou ainda os benefícios, em termos de investimentos e diversificação, "decorrentes de uma colaboração mais estreita" entre os dois países, "inclusive no âmbito do fortalecimento das relações entre a União Europeia e a América Latina".

Publicidade

Além da reunião com a chefe de governo no Palazzo Chigi, Kast foi recebido pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palazzo Quirinale. O encontro institucional contou com a participação do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani. .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se