Três pessoas morreram no novo ataque do exército dos Estados Unidos contra uma suposta embarcação que transportava drogas no leste do Oceano Pacífico, informou o Comando Sul das forças armadas americanas em nota na noite desta sexta-feira, 20. A investida eleva para 148 o número de mortos na campanha de Washington na região.
A imagem do momento do ataque divulgada pela força mostra a vista aérea do barco, que estava parado quando foi atingido. Uma grande bola de fumaça sobe após o bombardeio; é possível ver a embarcação em chamas.
On Feb. 20, at the direction of #SOUTHCOM commander Gen. Francis L. Donovan, Joint Task Force Southern Spear conducted a lethal kinetic strike on a vessel operated by Designated Terrorist Organizations. Intelligence confirmed the vessel was transiting along known… pic.twitter.com/PzWQFfNgHm
— U.S. Southern Command (@Southcom) February 21, 2026
Em nota, a força diz que executou "um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por Organizações Terroristas Designadas", termo usado por Washington para se referir a cartéis de drogas.
"Três narcoterroristas do sexo masculino foram mortos durante esta ação", acrescentou o SOUTHCOM.
Os Estados Unidos atacam embarcações suspeitas de tráfico de drogas desde o início de setembro no Caribe; posteriormente, o país deu início à investidas leste do Pacífico. Desde então, as 48 operações deixaram ao menos 148 mortos.
O governo Trump afirma estar em guerra contra supostos "narcoterroristas" que operam na América Latina, mas, até o momento, não apresentou provas de que as embarcações atingidas estavam envolvidas com o tráfico de drogas, o que provoca questionamentos sobre a legalidade das operações. /AFP