Nasa prevê lançamento da missão lunar com astronautas em 6 de março, após teste importante

20 fev 2026 - 20h13

Autoridades da ‌Nasa disseram nesta sexta-feira que a agência tem como meta o dia 6 de março para o lançamento de quatro astronautas em torno da Lua e retorno, ⁠como parte de sua missão Artemis 2, ‌após superar problemas com o abastecimento do foguete em um segundo ensaio de ‌lançamento nesta semana, mas ‌alertaram que os trabalhos de preparação ⁠restantes podem exigir mais tempo.

A agência espacial dos EUA encerrou na noite de quinta-feira um ensaio de quase 50 horas da contagem regressiva para o lançamento da ‌Artemis 2, abastecendo o foguete com cerca de ‌730.000 galões ⁠de propelente ⁠sem encontrar os incômodos vazamentos de hidrogênio que ⁠atrapalharam o ensaio ‌inicial no mês ‌passado, disseram autoridades durante uma coletiva de imprensa.

Publicidade

Os gerentes do programa Artemis ficaram entusiasmados com o fato de o ⁠ensaio geral ter ocorrido sem problemas, mas disseram que o trabalho restante ainda pode adiar a data de lançamento.

"Senti que a noite passada ‌foi um grande passo para conquistarmos nosso direito de voar. Então, me senti muito ⁠bem, muito orgulhosa da equipe", disse a diretora de lançamento da Nasa, Charlie Blackwell-Thompson.

O trabalho restante inclui testar o sistema de interrupção de voo do foguete e realizar uma revisão abrangente da prontidão de voo, uma reunião de um dia com a administração da agência durante a qual eles verificam novamente todo o hardware do foguete e os procedimentos da missão antes da decolagem.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se