URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mais soldados dos EUA deixam Iraque por possíveis lesões e Trump minimiza risco cerebral

22 jan 2020 - 14h50

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que não considera graves as lesões cerebrais sofridas por 11 militares norte-americanos no recente ataque do Irã a uma base no Iraque, ao mesmo tempo em que militares dos EUA levavam mais soldados para fora da região por causa de possíveis lesões.

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva em Davos
22/01/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva em Davos 22/01/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Em uma declaração separada nesta quarta-feira, o Comando Central dos EUA disse que mais soldados foram enviados do Iraque para a Alemanha para avaliações médicas após o ataque de mísseis do Irã em 8 de janeiro contra a base onde havia forças dos EUA depois de anunciar os 11 feridos na semana passada.

Publicidade

Uma autoridade norte-americana, falando sob condição de anonimato, afirmou que cerca de uma dúzia de soldados estava sendo transportada para a Alemanha.

Trump e outras autoridades importantes disseram inicialmente que o ataque do Irã não matou ou feriu nenhum membro dos serviços dos EUA, mas na quinta-feira o Pentágono declarou que 11 soldados do país foram tratados por sintomas de concussão após o ataque à base aérea de Ain al-Asad, no oeste do Iraque.

"Ouvi dizer que eles tiveram dores de cabeça e algumas outras coisas, mas eu diria e posso relatar que não é muito grave", disse Trump em entrevista coletiva em Davos, na Suíça.

"Não os considero lesões muito graves em relação a outras que já vi", afirmou Trump. "Vi pessoas sem pernas e sem braços."

Publicidade

Vários grupos de saúde há anos tentam aumentar a conscientização sobre a gravidade de lesões cerebrais, incluindo concussões. Essa lesão pode causar sintomas como problemas de memória, dores de cabeça e sensibilidade à luz. Mudanças de humor e possíveis vínculos com doenças mentais também são preocupações.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações