Lula diz estar preocupado com escalada entre Rússia e Ucrânia

'Está provada a insanidade mental da guerra', disse

5 jun 2025 - 09h26
(atualizado às 11h11)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (5), em pronunciamento conjunto com seu homólogo da França, Emmanuel Macron, que está preocupado com o aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia e voltou a defender uma solução negociada para o conflito.

Presidente Lula concede coletiva de imprensa na França
Presidente Lula concede coletiva de imprensa na França
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Agora fiquei preocupado porque, na semana passada, quando se começava a discutir a paz, me parece que houve um ataque da Ucrânia a aeroportos na Rússia, e agora o Trump publicou no Twitter dizendo que conversou com Putin, e que Putin diz que vai retalhar", afirmou Lula em Paris.

Publicidade

"As pessoas precisam se dar conta, e eu disse isso pessoalmente ao presidente Putin, que já está mais do que provada a insanidade mental da guerra", acrescentou o petista, que lembrou a proposta de paz apresentada por Brasil e China e que seu governo sempre condenou a ocupação territorial da Rússia na Ucrânia.

Macron, por sua vez, afirmou que os dois lados em conflito não podem ser tratados da mesma forma. "Existe um agressor, que é a Rússia, e existe um agredido, que é a Ucrânia. Todos queremos a paz, mas não se pode tratar os dois beligerantes de modo equidistante", ressaltou.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se