Líder supremo do Irã fala pela 1ª vez após ataque dos EUA

Em primeira declaração, aiatolá prometeu punição contra Israel

23 jun 2025 - 07h36
(atualizado às 09h56)
Resumo
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu punição contra Israel em sua primeira declaração após o ataque dos EUA a instalações nucleares iranianas, enquanto o Parlamento aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, medida ainda sujeita a confirmações.
Líder supremo do Irã fala pela 1ª vez após ataque dos EUA
Video Player

O aiatolá Ali Khamenei falou pela primeira vez no domingo, 22, após o ataque dos Estados Unidos contra o Irã.

O líder supremo não mencionou o país, mas disse que "o inimigo sionista cometeu um grande erro" e "deve ser punido", referindo-se a Israel.

Publicidade

Esse foi o primeiro pronunciamento do líder supremo do Irã desde o ataque norte-americano a três instalações nucleares iranianas, ocorrido na madrugada de sábado, 21.

"O inimigo sionista cometeu um grande erro, cometeu um grande crime; deve ser punido — e está sendo punido. Está sendo punido neste exato momento", publicou Khamenei em sua conta na rede social X.

A postagem inclui a imagem de um crânio com a estrela de Davi sobre prédios pegando fogo.

Também neste domingo, o Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, uma via marítima localizada entre Irã e Omã, que conecta o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã e o Mar Arábico.

Publicidade
Aiatolá Ali Khamenei
Aiatolá Ali Khamenei
Foto: Majid Saeedi/Getty Images

O bloqueio atinge o comércio regional de petróleo. A decisão do Parlamento ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã e pelo aiatolá Khamenei para que entre em vigor.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações