O Líbano está perto de concluir o desarmamento do Hezbollah ao sul do rio Litani, disse o primeiro-ministro, Nawaf Salam, neste sábado, enquanto o país corre para cumprir uma exigência fundamental do cessar-fogo com Israel antes do prazo final do ano.
O cessar-fogo apoiado pelos Estados Unidos e acordado em novembro de 2024 encerrou mais de um ano de combates entre Israel e o Hezbollah e exigiu o desarmamento do grupo militante alinhado ao Irã, começando nas áreas ao sul do rio adjacentes a Israel.
As autoridades libanesas, lideradas pelo presidente Joseph Aoun e Salam, encarregaram o exército libanês apoiado pelos EUA, em 5 de agosto, de elaborar um plano para estabelecer um monopólio estatal de armas até o final do ano.
"O primeiro-ministro Salam afirmou que a primeira fase do plano de consolidação de armas relacionado à área ao sul do rio Litani está a poucos dias de ser concluída", disse um comunicado de seu gabinete.
"O Estado está pronto para passar para a segunda fase - ou seja, (confiscar armas) ao norte do rio Litani - com base no plano preparado pelo exército libanês de acordo com um mandato do governo", acrescentou Salam.
A declaração foi feita depois que Salam conversou com Simon Karam, o principal negociador civil do Líbano em um comitê que supervisiona a trégua entre Hezbollah e Israel.
Desde o cessar-fogo, as partes têm se acusado regularmente de violações, com Israel questionando os esforços do exército libanês para desarmar o Hezbollah. Os aviões de guerra israelenses têm atacado cada vez mais o Hezbollah no sul do Líbano e até mesmo na capital.
O Hezbollah, um grupo muçulmano xiita, tentou resistir à pressão - de seus oponentes no Líbano, em sua maioria cristãos e muçulmanos sunitas, bem como dos EUA e da Arábia Saudita - para se desarmar, dizendo que isso seria um erro enquanto Israel continuasse com seus ataques aéreos no país.
Israel pediu publicamente às autoridades libanesas que cumpram as condições da trégua, dizendo que agirá "conforme necessário" se o Líbano não tomar medidas contra o Hezbollah.