Itália doará 31 milhões de vacinas de Covid a países pobres

Anúncio foi feito pelo premiê Mario Draghi em cúpula sobre Covid

12 mai 2022 - 14h43
(atualizado às 14h53)

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, confirmou nesta quinta-feira (12) que seu governo doará mais 31 milhões de doses contra a Covid-19 por meio do mecanismo Covax, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir que países pobres tenham acesso a vacinas.

Anúncio foi feito pelo premiê Mario Draghi em cúpula sobre Covid
Anúncio foi feito pelo premiê Mario Draghi em cúpula sobre Covid
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada em uma mensagem gravada por ocasião da Global Covid Summit, segunda cúpula sobre o novo coronavírus realizada nos Estados Unidos, e divulgada pelo perfil do Palazzo Chigi no Twitter.

Publicidade

Il videomessaggio del Presidente Draghi in occasione del secondo #GlobalCOVIDSummit.

Qui il testo del suo intervento: https://t.co/ts325v74TZ pic.twitter.com/THpGqh2fXH

? Palazzo_Chigi (@Palazzo_Chigi) May 12, 2022

Draghi, que viajou a Washington para se reunir com o presidente dos EUA, Joe Biden, e debater a guerra na Ucrânia e a crise energética, também garantiu que a Itália irá investir 200 milhões de euros no ACT-Accelerator, programa desenvolvido em abril de 2020 para tentar acelerar a produção e distribuição de terapias anti-Covid no mundo.

Em seu discurso, o ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) celebrou que "em muitos de nossos países, retiramos as restrições, reabrimos as escolas, reativamos a economia, salvamos vidas - e voltamos à vida normal", mas ressaltou que "a pandemia não acabou" e ainda há muitas nações que precisam de imunizantes para combater a emergência sanitária.

"Desde o início do ano, tivemos uma média de 1,7 milhão de casos de coronavírus por dia em todo o mundo. Estamos longe de nossa meta compartilhada de vacinar 70% da população em todos os países até meados de 2022. A lacuna de vacinação está fechando, mas a taxa de cobertura em alguns países continua abaixo de 10%", explicou Draghi.

O premiê lembrou que "a Itália já contribuiu com 445 milhões de euros para a resposta multilateral à pandemia e já se comprometeu a doar 69,7 milhões de doses através da Covax".

Publicidade

De acordo com Draghi, "a Presidência italiana do G20 lançou uma força-tarefa conjunta Finanças-Saúde, destinada a explorar uma nova ferramenta para financiar a prevenção, preparação e resposta à pandemia".

"A Itália está fortemente empenhada em acabar com esta pandemia e prevenir futuras. Estamos prontos para continuar trabalhando juntos - com urgência e determinação", acrescentou.

Por fim, Draghi agradeceu "Biden e a todos os organizadores por sediarem este importante encontro" e ressaltou que "o desenvolvimento de vacinas eficazes e a organização de campanhas de vacinação bem-sucedidas marcaram um ponto de virada na luta contra a pandemia".

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se