Itália assina apelo 'urgente' para entrada de ajuda em Gaza

Documento conjunto pede ainda segurança a equipes humanitárias

12 ago 2025 - 12h40
(atualizado às 13h37)

A Itália assinou nesta terça-feira (12) um apelo "urgente" destinado a Israel para liberar o acesso "total" de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Meloni tem reforçado pedido por cessar-fogo em Gaza nos últimos dias
Meloni tem reforçado pedido por cessar-fogo em Gaza nos últimos dias
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O documento conjunto foi reforçado pela União Europeia e outros Estados-membros, assim como pelo Reino Unido, Canadá e outros países, solicitando ainda ao governo de Benjamin Netanyahu garantias que equipes humanitárias e ONGs possam continuar seu trabalho de distribuição de alimentos à população civil no território palestino em "segurança".

Publicidade

"A situação humanitária exige ação urgente, fortalecendo o compromisso humanitário com Gaza", justificou a Farnesina, frisando que "nas últimas semanas, em diversos contatos com os israelenses, a Itália já havia solicitado a abertura à ajuda [humanitária], se comprometendo a redobrar seus esforços para apoiar os segmentos mais vulneráveis da população do enclave".

Durante telefonemas com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, na última segunda (11), e com o premiê da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, hoje, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, voltou a defender um cessar-fogo imediato em Gaza.

Além disso, o governo da italiana também tem recebido centenas de crianças palestinas que precisam de tratamento médico, ao mesmo tempo que tem participado do lançamento aéreo de alimentos no enclave. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações