O Irã realizou exercícios com mísseis em várias cidades nesta segunda-feira, informou a mídia estatal iraniana, citando fontes não identificadas e testemunhas, no que foi o segundo exercício desse tipo relatado em um mês.
A NBC News informou no sábado que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seria informado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que qualquer expansão do programa de mísseis balísticos do Irã representa uma ameaça que poderia exigir uma ação rápida.
As potências ocidentais consideram o arsenal de mísseis balísticos do Irã como uma ameaça militar convencional à estabilidade do Oriente Médio e um possível mecanismo de lançamento de armas nucleares, caso Teerã as desenvolva. O Irã nega qualquer intenção de construir bombas atômicas.
O canal da emissora pública do Irã no Telegram e o semi-oficial Nournews publicaram vídeos do que pareciam ser lançamentos de mísseis, sem especificar o local.
No entanto, os veículos de comunicação disseram que os lançamentos ocorreram na capital Teerã e nas cidades de Isfahan e Mashhad. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a autenticidade dos vídeos.
Mais tarde, nesta segunda-feira, a mídia estatal citou "fontes informadas" negando que os mísseis tenham sido testados e dizendo que as imagens circuladas eram de "aeronaves de alta altitude". Nenhum esclarecimento sobre os relatos conflitantes foi fornecido.