Donald Trump suspendeu o programa de sorteio de green cards após Claudio Neves Valente, beneficiário do programa, ser suspeito de ataques que deixaram mortos e feridos em universidades americanas.
O presidente Donald Trump suspendeu, nesta quinta-feira, 19, o programa de sorteio de vistos de residência permanente (green card), através do qual o suspeito dos tiroteios na Universidade Brown e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) teria conquistado o direito à permanência nos Estados Unidos.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, informou, em publicação no X, que, a pedido de Trump, está organizando a suspensão do programa junto ao Serviço de Cidadania e Imigração do país.
"Este indivíduo hediondo nunca deveria ter tido permissão para entrar em nosso país", disse ela sobre o suspeito, o cidadão português Claudio Neves Valente, que obteve o status de residente permanente legal em 2017.
The Brown University shooter, Claudio Manuel Neves Valente entered the United States through the diversity lottery immigrant visa program (DV1) in 2017 and was granted a green card. This heinous individual should never have been allowed in our country.
In 2017, President Trump…
— Secretary Kristi Noem (@Sec_Noem) December 19, 2025
Valente, de 48 anos, é suspeito do ataque na Universidade Brown, que matou dois estudantes e feriu outros nove, e também do assassinato de um professor de física do MIT. Ele foi encontrado morto na noite de quinta, 18. Autoridades acreditam que ele cometeu suicídio.
O programa de vistos de diversidade disponibiliza até 50 mil green cards anualmente, por meio de sorteio, para pessoas de países pouco representados nos EUA, muitos deles africanos. O sorteio foi criado pelo Congresso e é possível que a medida provoque contestações judiciais.
Quase 20 milhões de pessoas se inscreveram na loteria de vistos de 2025, com mais de 131 mil selecionadas, incluindo cônjuges. Após a aprovação, os candidatos devem passar por uma rigorosa verificação para obterem admissão nos Estados Unidos. Cidadãos portugueses foram contemplados com apenas 38 vagas.
Os vencedores da loteria são convidados a solicitar o green card. Eles são entrevistados nos consulados e estão sujeitos aos mesmos requisitos e verificações que os demais solicitantes da autorização. /AP