Incêndios florestais atingem França e milhares são retirados de casas

10 ago 2022 - 12h01

Um incêndio florestal avançava pela região de Gironde, no sudoeste da França, nesta quarta-feira, destruindo casas e forçando a retirada de milhares de moradores, alguns dos quais subiram para os telhados quando as chamas se aproximaram.

Mais de 1.000 bombeiros apoiados por aviões estavam lutando contra o fogo que devastou mais de 6.000 hectares e ainda estava queimando fora de controle.

Publicidade

A França, como o restante da Europa, está enfrentando sucessivas ondas de calor e sua pior seca já registrada. Dezenas de incêndios florestais queimam em todo o país, incluindo pelo menos outros quatro grandes.

Na localidade de Hostens, no Gironde, a polícia foi de porta em porta dizendo aos moradores que saíssem enquanto o fogo avançava. Camille Delay partiu com seu parceiro e filho, pegando seus dois gatos, galinhas e documentos do seguro da casa.

"Todo mundo na vila subiu em seus telhados para ver o que estava acontecendo --em dez minutos, uma pequena nuvem de fumaça ficou enorme", disse a mulher de 30 anos à Reuters por telefone.

A autoridade local de Gironde descreveu o incêndio como "desenfreado".

Publicidade

Bombeiros disseram que mais retiradas são prováveis. Mesmo assim, alguns moradores de Hostens estavam relutantes em abandonar suas casas.

"É complicado ir com os cachorros e não podemos deixá-los aqui", disse Allisson Horan, de 18 anos, que ficou com o pai.

O incêndio florestal de Gironde é um dos muitos que ocorreram em toda a Europa neste verão, desencadeados por ondas de calor que levaram a temperaturas recordes em algumas áreas.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se