Força de trabalho federal dos EUA cai para nível mais baixo em pelo menos uma década

8 jan 2026 - 19h51

A força de trabalho no serviço público federal dos Estados Unidos caiu para o nível mais baixo ‌em pelo menos uma década, mostraram dados oficiais publicados ‌nesta quinta-feira, resultado da campanha do presidente Donald Trump para reduzir o tamanho do governo.

Os cortes atingiram quase todas as principais agências federais, segundo estatísticas ‍do Escritório de Gestão de Pessoal dos EUA (OPM, na sigla em inglês). Várias delas perderam mais de um quarto de seus funcionários, incluindo os ‌departamentos de Educação, Agricultura e Habitação ‌e Desenvolvimento Urbano. O Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês) é uma exceção, com o número de funcionários praticamente estável desde que Trump assumiu o cargo.

Publicidade

O governo dos EUA emprega 2,1 milhões de funcionários, de acordo com estatísticas do OPM.

O governo federal era visto como um empregador estável, com funcionários que geralmente passam décadas trabalhando em agências dos EUA. Trump e sua equipe procuraram mudar isso no início de seu segundo mandato, sob o argumento de que o governo federal estava inchado e era ineficiente. Os números desta quinta-feira mostram ‌o progresso do governo em relação a essa meta.

Um porta-voz de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações