Cinco pessoas foram mortas em uma explosão em uma mesquita da minoria alauíta na cidade síria de Homs nesta sexta-feira, informou a agência de notícias estatal síria SANA.
O funcionário do Ministério da Saúde da Síria Najib al-Naasan disse, segundo a SANA, que outras 21 pessoas ficaram feridas e que os números eram preliminares, indicando que poderiam aumentar.
A assessoria de imprensa da cidade de Homs disse que um dispositivo explosivo foi detonado dentro da mesquita Imam Ali bin Abi Talib e que as forças de segurança isolaram a área.
O funcionário local Issam Naameh disse à Reuters que a explosão ocorreu durante as orações de sexta-feira ao meio-dia, normalmente o horário mais movimentado das mesquitas.
A mídia estatal síria SANA publicou imagens de equipes de resgate e forças de segurança examinando os destroços espalhados pelo tapete verde da mesquita. Não houve nenhuma reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque.
A Síria tem sido abalada por vários episódios de violência sectária desde que o líder de longa data Bashar al-Assad, um alauíta, foi deposto por uma ofensiva rebelde no ano passado e substituído por um governo liderado por membros da maioria muçulmana sunita.
Neste mês, dois soldados norte-americanos e um intérprete civil foram mortos na região central da Síria por um agressor descrito pelas autoridades como um suposto membro do Estado Islâmico, um violento grupo muçulmano sunita.