Governo da França faz alerta contra atentados terroristas em feiras de Natal

O ministério do Interior da França enviou uma recomendação aos prefeitos e chefes das forças policiais para "reforçar os dispositivos de segurança em todo o território". De acordo com o ministro Laurent Nuñez, o nível de ameaça terrorista nesses locais é "muito alto".

4 dez 2025 - 15h09

"Peço que mantenham a vigilância máxima e reforcem os dispositivos de segurança em todo o território", escreveu Nuñez em comunicado. O ministro do Interior solicita ainda a "plena mobilização dos serviços de inteligência na detecção, prevenção e, se necessário, na obstrução das ameaças terroristas".

O mercado de Natal de Estrasburgo, na França, em imagem de ilustração.
O mercado de Natal de Estrasburgo, na França, em imagem de ilustração.
Foto: © Getty Images / RFI

O documento lembra ainda que "as feiras de Natal são locais de aglomeração popular e simbólica suscetíveis de serem alvo de ações violentas ou reivindicativas, como os atentados de Estrasburgo, em 11 de dezembro de 2018 e de Berlim, em 19 de dezembro de 2016."

Publicidade

"No que diz respeito a eventos propensos a reunir um grande número de participantes, vocês adotarão as medidas administrativas capazes de garantir condições de segurança ideais (decretos de proibição e limitação de estacionamento, de circulação etc.)", especifica o ministro, que recomenda estar "particularmente atentos à gestão dos fluxos de pedestres para otimizar sua proteção e seu controle".

Ameaças

Diante da ameaça, o ministro ordena a implementação de uma "presença visível e dissuasiva das forças de segurança interna e dos militares da força Sentinelle, se necessário". O jornal Le Figaro informou na quarta-feira (3), que, desde 2019, foram instaurados no país 429 processos relacionados a atos jihadistas. Cerca de 51 deles só em 2025. Ou seja, uma investigação foi iniciada a cada semana na França neste ano.

A este balanço somam-se ainda processos por apologia ao terrorismo e "crimes e delitos de inspiração islamista". Na semana passada, dois adolescentes de 16 anos, um oriundo da periferia parisiense e outro do nordeste do país, foram detidos suspeitos de ligação com um projeto de atentado de caráter antissemita. Adeptos da ideologia do grupo Estado Islâmico, eles foram indiciados e presos no domingo por "participação em associação criminosa terrorista com objetivo de preparação de um ou mais crimes contra pessoas", confirma o Ministério Público Nacional Antiterrorista (PNAT).

Com agências

Publicidade
A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se