George Clooney e Amal recebem cidadania francesa e celebram vida na Provença

O ator americano George Clooney, sua esposa, a advogada Amal Alamuddin Clooney e os gêmeos do casal agora têm cidadania francesa. O decreto de naturalização, revelado pela revista Paris Match, foi publicado no sábado (27) no Diário Oficial. O casal já divide a vida entre os Estados Unidos e a França, onde comprou, em 2021, uma casa de campo com vinhedo na região da Provença.

30 dez 2025 - 10h48

Longe do ritmo frenético de Hollywood, Clooney, conhecido por papéis icônicos em Plantão Médico, Onze Homens e um Segredo, e Batman, tem se adaptado ao estilo de vida francês. 

"Eu amo a cultura francesa, o idioma, mesmo que eu ainda seja tão ruim nele depois de 400 dias de aulas", brincou o ator de 64 anos em entrevista à rádio RTL no início de dezembro. Ele também revelou que aprecia a tranquilidade local: "Aqui, não tiram fotos das crianças. Não há paparazzi rondando os portões da escola. Isso é essencial para nós".

Publicidade

A propriedade em Brignoles, na região de Var, é descrita pelo ator como "o lugar mais feliz para nós". Clooney e Amal, que têm os gêmeos Ella e Alexandre de 8 anos, não passam todo o tempo no sul da França, mas garantem que a vida provençal oferece algo raro: privacidade e paz. Recentemente, Clooney comentou que viaja de trem pela França sem ser incomodado — um luxo para quem está acostumado aos flashes incessantes.

Escola privada, vizinhança de Brad Pitt e vida tranquila com apoio local

Os gêmeos do casal frequentam uma escola discreta em Brignoles, descrita pela imprensa como um colégio "secreto" frequentado pela elite regional, em vez de uma escola pública municipal. A escolha reflete a preocupação dos pais em preservar a privacidade das crianças e manter um ambiente tranquilo para seus estudos. 

A casa da família, construída no século XVIII e localizada no Domaine du Canadel, fica a apenas dez minutos da propriedade de Brad Pitt, em Miraval, evidenciando a amizade dos dois astros em solo francês. 

Para os moradores de Brignoles, a chegada de Clooney representou um motivo de orgulho e entusiasmo. O prefeito Didier Brémond chegou a compará-lo a uma estrela global que virou parte da comunidade: "É como se tivéssemos Mbappé em Brignoles", afirmou. 

Publicidade

Além da vida familiar discreta, George e Amal costumam ser vistos em restaurantes da região, como a pizzaria La Crique, em La Ciotat, onde foram descritos como "gentis e acessíveis", aceitando fotos com a equipe. Essa convivência mostra que, mesmo em meio ao anonimato desejado, o casal mantém relações amistosas com a comunidade, segundo a revista Gala.

Crítico à administração Trump

Militante, George Clooney é um defensor declarado do Partido Democrata nos Estados Unidos e nunca escondeu sua oposição ao atual presidente Donald Trump e à sua administração, principalmente no que diz respeito à liberdade de imprensa. Em entrevista à CNN no início de junho de 2025, Clooney foi incisivo nas críticas, denunciando um clima de perseguição em que "todos têm receio de ser alvo" do governo Trump. 

Na época, o ator também ironizou a imagem pública do atual presidente: "Donald Trump é uma celebridade. É isso que ele é. Ele tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood", lembrou. O episódio suscitou uma reação imediata do chefe de Estado, que chamou Clooney de "ator de segunda categoria".

Em outubro de 2025, Clooney também se opôs firmemente à proposta de Trump de aplicar uma tarifa de 100% sobre filmes estrangeiros, classificando a medida como uma "solução equivocada" para preservar empregos na indústria cinematográfica.

Publicidade

Mas Clooney não é o único a buscar na França uma alternativa para a atual administração norte-americana. Seu compatriota, o diretor Jim Jarmusch, anunciou na sexta-feira (26), em entrevista à rádio France Inter, sua intenção de solicitar a cidadania francesa. "Gostaria de ter outro lugar para onde pudesse escapar dos Estados Unidos", afirmou, explicando sua atração pela cultura francesa.

Jarmusch revelou que Paris é seu "segundo amor depois de Nova York". O cineasta já rodou na capital francesa partes de filmes como Night on Earth e pretende continuar gravando futuros projetos na cidade. O diretor enfatizou sua admiração pela Nouvelle Vague, citando influências de François Truffaut, Jean-Luc Godard e Jacques Rivette: "Eu era obcecado pela Nouvelle Vague… a cultura francesa, a poesia, o surrealismo, a pintura, a literatura… o cinema francês sobretudo".

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações