Na manhã deste domingo, segundo a agência oficial palestina WAFA, israelenses teriam invadido um vilarejo ao nordeste de Ramallah. A mesma agência relatou dezenas de prisões de palestinos em toda a Cisjordânia ocupada, incluindo Jerusalém Oriental.
Os ataques israelenses na Cisjordânia se multiplicaram ao longo do fim de semana. De acordo com o Crescente Vermelho Palestino, um palestino foi morto na madrugada de sexta para sábado durante uma incursão israelense no campo de al-Askar, próximo a Nablus.
No sábado à noite, perto de Ramallah, colonos israelenses armados atacaram quatro palestinos. Segundo a emissora Al Jazeera, as vítimas continuam desaparecidas.
Bloqueio israelense
Em Hebron, cidade mais populosa da Cisjordânia ocupada, onde assentamentos de colonos israelenses — considerados ilegais pelo direito internacional — se expandiram desde 7 de outubro, o Exército israelense mantém um bloqueio rigoroso na cidade velha e restringe os deslocamentos da população palestina.
Segundo a agência AFP, nos últimos dois anos mais de 1.000 palestinos foram mortos por soldados ou colonos israelenses na Cisjordânia. No mesmo período, foram registradas pouco mais de 40 vítimas israelenses no território.
RFI com AFP