China diz que caixas-pretas de avião acidentado estão muito danificadas

Queda matou 132 pessoas quando o voo de Kunming para Guangzhou despencou repentinamente

20 abr 2022 - 10h28
(atualizado às 11h23)
Vídeos mostram momento da queda de avião na China
Video Player

A autoridade aeronáutica da China disse nesta quarta-feira que as caixas-pretas de um Boeing BA 737-800 da China Eastern Airlines que caiu no mês passado foram seriamente danificadas e ainda está buscando recuperar e analisar os dados que possam ajudar a determinar a causa do acidente.

A queda, o primeiro acidente aéreo fatal na China desde 2010, matou 132 pessoas quando o voo de Kunming para Guangzhou despencou repentinamente da altitude de cruzeiro e caiu nas montanhas de Guangxi em 21 de março.

Publicidade

Em uma declaração em seu relatório preliminar sobre o acidente, a Administração de Aviação Civil da China (CAAC) não divulgou nenhuma informação do gravador de dados de voo e do gravador de voz da cabine que foram enviados a Washington para análise.

Equipes trabalham em local de queda de avião na China
Equipes trabalham em local de queda de avião na China
Foto: CGTN

A CAAC disse que a tripulação de voo era qualificada, o avião era mantido adequadamente, o clima estava bom e não havia objetos perigosos no avião antes do acidente. O impacto criou uma cratera de quase 3 metros de profundidade e 45 metros quadrados de largura.

O especialista em aviação chinês Li Xiaojin disse que as descobertas preliminares mostraram que não houve problemas com os procedimentos de voo, o que significa que os dados das caixas pretas seriam fundamentais para determinar a causa do acidente.

"Levará pelo menos um ano para eles concluírem a investigação", afirmou.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações