Charles III se diz disposto a colaborar com investigação sobre Andrew

Ex-príncipe é alvo da polícia por seu envolvimento com Epstein

9 fev 2026 - 16h23
(atualizado às 16h33)

O Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III está pronto para "fornecer apoio", caso seja solicitado, à polícia britânica em relação ao envolvimento do ex-príncipe Andrew com o bilionário Jeffrey Epstein, morto em 2019.

Monarca já "demonstrou sua profunda preocupação" diante do envolvimento do irmão no escândalo
Monarca já "demonstrou sua profunda preocupação" diante do envolvimento do irmão no escândalo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O comunicado informou que o monarca, de 77 anos, já "demonstrou sua profunda preocupação", por meio de ações "sem precedentes", diante do envolvimento do irmão no escândalo relacionado às ligações com o financista pedófilo americano.

Publicidade

"Embora as alegações específicas em questão devam ser tratadas pelo senhor Mountbatten-Windsor, se formos contatados pela Polícia do Vale do Tâmisa, estaremos prontos para apoiá-los", afirma a nota.

As autoridades locais são responsáveis por avaliar a possível relevância criminal de informações confidenciais que Andrew teria compartilhado com Epstein a respeito de missões realizadas durante seus anos como emissário e porta-voz comercial na Ásia.

Durante uma visita oficial à cidade de Clitheroe, na Inglaterra, Charles III foi confrontado sobre as polêmicas envolvendo o irmão. O rei voltou a ser questionado sobre o tema e chegou a ser vaiado. Ainda assim, manteve-se cumprimentando o público e ignorou o ocorrido.

Paralelamente, Ghislaine Maxwell, namorada e cúmplice de Epstein, será interrogada a portas fechadas pelo Congresso dos Estados Unidos, embora seu advogado afirme que ela permanecerá em silêncio. Maxwell cumpre pena de 20 anos de prisão por recrutar garotas para o financista. .

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se