Biden garantirá acesso das mulheres à pílula abortiva

24 jun 2022 - 18h24
(atualizado às 18h42)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na tarde desta sexta-feira (24) ações que seu governo está tomando para proteger as mulheres que enfrentarão as consequências da decisão da Suprema Corte de revogar o direito das americanas ao aborto.

Protesto contra decisão da Suprema Corte sobre o aborto
Protesto contra decisão da Suprema Corte sobre o aborto
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em comunicado, a Casa Branca explicou que o democrata orientou a Secretaria de Saúde para garantir o acesso das mulheres à pílula abortiva e medicamentos especiais para cuidados da saúde reprodutiva, aprovados pela agência reguladora dos EUA, a Food and Drug Administration (FDA).

Publicidade

A medida foi divulgada após a Suprema Corte derrubar a sentença histórica do caso Roe v Wade de 1973 que garantia o direito ao aborto legal. A partir de agora, os estados podem legislar do jeito que quiserem sobre o tema mudando um entendimento de cerca de 50 anos.

"Essa decisão tirou expressamente do povo americano um direito constitucional que havia reconhecido por quase 50 anos - o direito de escolha da mulher, livre da interferência do governo", diz a Casa Branca, reforçando que essa medida "terá consequências devastadoras na vida das mulheres em todo o país".

Além de garantir o acesso às pílulas abortivas, Biden declarou que as mulheres também devem permanecer livres para viajar com segurança para outro estado para buscar os cuidados de que precisam.

"Uma pessoa tem o direito de viajar entre os estados por qualquer motivo que queira - não é da conta de mais ninguém - especialmente do governo. Se uma mulher vive em um estado que restringe o aborto, a decisão da Suprema Corte não a impede de viajar de sua casa para um estado que o permita", enfatiza a nota.

Publicidade

Segundo a administração do democrata, "se qualquer autoridade estadual ou local tentar interferir no exercício desse direito básico para as mulheres, o governo Biden combaterá esse ataque profundamente antiamericano".

O aborto medicamentoso ? uma combinação de duas drogas que é autorizada para uso nas primeiras 10 semanas de gravidez ? tornou-se cada vez mais frequente e já é responsável por mais da metade dos abortos recentes no país.

Em dezembro passado, inclusive, a FDA facilitou o acesso à prática ao suspender a exigência de que as pacientes consigam a primeira das duas pílulas, a mifepristone, visitando pessoalmente uma clínica ou médico autorizado. Agora, quem desejar abortar poderá receber as pílulas pelo correio após realizar uma consulta por vídeo ou telefone.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se