Avião do Ministério de Assuntos Marinhos e Pescas da Indonésia desaparece; 11 pessoas estão à bordo

Destroços semelhantes ao da aeronave foram localizados e serão verificados pelas equipes de resgate que tentam chegar à área

17 jan 2026 - 12h00
Resumo
A aeronave ATR 42-500 do Ministério de Assuntos Marinhos e Pescas da Indonésia desapareceu com 11 pessoas a bordo; destroços semelhante ao avião foram localizados em região montanhosa enquanto equipes de resgate enfrentam dificuldades para acessar o local.
Avião desapareceu enquanto seguia de Yogyakarta para Makassar, na Indonésia
Avião desapareceu enquanto seguia de Yogyakarta para Makassar, na Indonésia
Foto: Reprodução/flightradar24/X

Um avião de pequeno porte fretado pelo Ministério de Assuntos Marinhos e Pescas da Indonésia perdeu o contato com a torre de controle e desapareceu neste sábado, 17. Ao menos 11 pessoas estão à bordo, sendo oito tripulante e três autoridades do Ministério. 

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), a aeronave ATR 42-500, operada pela Indonesia Air Transport, seguia de Yogyakarta para Makassar, quando desapareceu dos radares. O veículo se aproximava de uma região montanhosa entre a ilha de Java e a de Sulawesi, segundo as autoridades. 

Publicidade

O último registro do avião foi às 13h17 (17h17 GMT) na área de Leang-Leang, em Maros, distrito da província de Sulawesi do Sul. As equipes de resgate foram mobilizadas para o local e contam com o apoio de helicópteros da Força Aérea, drones e unidades terrestres, foram mobilizadas, segundo Endah Purnama Sari, porta-voz do Ministério dos Transportes. 

Sari afirmou que o desaparecimento ocorreu pouco depois de receber instruções do controle de tráfego aéreo para corrigir seu alinhamento de aproximação. "Após as últimas instruções do ATC, o contato via rádio foi perdido e os controladores declararam estado de emergência”, declarou. 

Destroços compatíveis com a aeronave da Air Transport foram encontrados espalhados pelo Monte Bulusaraung, onde também havia pequenos focos de incêndio ainda ativos. “Os avistamentos foram relatados às autoridades e estão sendo verificados pelas equipes de resgate que tentam chegar à área”, disse o major-general Bangun Nawoko, comandante militar de Hasanuddin. 

Ainda segundo Nawoko, o terreno íngreme do Parque Nacional de Bulusaraung, que liga os distritos de Maros e Pangkep, tem dificultado as buscas. 

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações