Nepal: 100 corpos são achados em área de trilhas turísticas

Langtang foi coberto por avalanche desencadeada por terremoto. Cerca de 120 pessoas ainda podem estar soterradas

4 mai 2015 - 11h11
(atualizado às 12h44)

A polícia do Nepal e voluntários encontraram corpos de cerca de cem turistas e moradores soterrados por uma avalanche desencadeada pelo devastador terremoto do mês passado, disseram autoridades nesta segunda-feira (4). Trabalhadores continuam buscando na neve por dezenas de desaparecidos.

Os corpos foram recuperados no fim de semana em Langtang, popular destino para adeptos da caminhada, a 60 quilômetros da capital Katmandu. O vilarejo inteiro, que inclui 55 pensões para abrigar os esportistas, foi coberto pela avalanche.

Publicidade
Vítima do terremoto sentado nos destroços de uma casa no vilarejo de Sindhupalchowk.   03/05/2015
Vítima do terremoto sentado nos destroços de uma casa no vilarejo de Sindhupalchowk. 03/05/2015
Foto: Adnan Abidi / Reuters

Voluntários e equipes da polícia estão cavando em quase dois metros de neve à procura de mais corpos, segundo as autoridades. Os mortos resgatados até agora incluem ao menos sete estrangeiros, mas apenas dois deles foram identificados – um francês e um indiano. Acredita-se que outras cerca de 120 pessoas possam estar sob a neve.

Siga Terra Notícias no Twitter

Segundo o porta-voz da polícia nepalesa Kamal Singh Bam, ao menos 57 estrangeiros morreram em decorrência do terremoto, e 112 ainda estão desaparecidos, muitos deles na região de Langtang.

O terremoto do último dia 25 de abril matou mais de 7 mil e feriu mais de 14,3 mil pessoas, segundo o governo nepalês. Ao menos 18 das mortes ocorreram em avalanches no Everest. As autoridades disseram nesta segunda-feira que não fecharam a montanha para alpinistas, apesar de a trilha até o pico estar danificada.

Publicidade

Nesta segunda-feira, helicópteros militares dos EUA deram início a voos de reconhecimento sobre áreas remotas do país. Neste domingo, uma semana após o tremor de 7,8 de magnitude, quatro pessoas foram regatadas com vida dos destroços, uma delas com mais de 100 anos.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações