Casa Branca: Visita de Abe a Pearl Harbor marca "poder de reconciliação"

5 dez 2016 - 12h25

A visita do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, acompanhado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à base de Pearl Harbor, no Havaí, no final do mês, servirá para marcar "o poder da reconciliação" entre os países, destacou nesta segunda-feira a Casa Branca.

"A visita dos líderes mostrará o poder da reconciliação que transformou antigos adversários em aliados próximos, unidos por interesses comuns e valores compartilhados", afirmou o comunicado do escritório presidencial.

Publicidade

Abe anunciou nesta segunda-feira que visitará a base de Pearl Harbor junto ao presidente americano, Barack Obama, durante uma visita ao Havaí em 26 e 27 de dezembro.

O anúncio acontece na mesma semana do 75º aniversário do ataque japonês à base naval e militar americana, no dia 7 de dezembro de 1941, que deixou mais de 3,5 mil mortos e que marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Será a primeira visita de um primeiro-ministro do Japão a Pearl Harbor. Em agosto deste ano, a mulher do premiê japonês, Akie Abe, visitou a base para homenagear as vítimas do ataque de 1941.

Em maio, por sua vez, Obama fez história ao se tornar o primeiro presidente americano em exercício a visitar a cidade japonesa de Hiroshima, sobre a qual os Estados Unidos lançaram uma bomba nuclear que matou 140 mil pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

A cúpula no Havaí marca o último encontro entre os dois líderes antes de Obama deixar a Casa Branca para ser substituído pelo presidente eleito, Donald Trump, cuja posse será no próximo dia 20 de janeiro.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se