"Uma corrente de ar muito úmida trará fortes chuvas para a Califórnia na quinta-feira", escreveu o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), alertando que "numerosas enchentes repentinas são possíveis", com risco de deslocamento de detritos, principalmente em áreas onde incêndios florestais devastaram a vegetação e enfraqueceram o solo.
O governador democrata Gavin Newsom declarou estado de emergência para Los Angeles e região na quarta-feira. O Los Angeles Times noticiou três mortes relacionadas às condições climáticas na área. Imagens de bombeiros de San Bernardino mostram águas barrentas atravessando uma floresta de pinheiros com casas na comunidade montanhosa de Wrightwood.
Moradores presos em seus imóveis foram resgatados por equipes de socorro, disse Christopher Prater, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Condado de San Bernardino, por telefone na manhã de quinta-feira.
A cidade costeira de Santa Monica e a Bacia de Los Angeles são consideradas as áreas de maior risco. Abrigos foram instalados para moradores sob ordens de evacuação.
Risco de deslizamentos de terras
"Estamos tendo uma breve trégua e não está chovendo agora", informou o porta-voz dos Bombeiros à AFP, "mas esperamos chuva forte a partir do início da tarde desta quinta-feira."
Os bairros nobres de Pacific Palisades e Malibu, devastados por incêndios florestais de grande intensidade há quase um ano, estão em alerta máximo, já que as fortes chuvas aumentam a preocupação com deslizamentos de terra. Também é esperada neve até esta sexta-feira (26) na Serra Nevada, onde já caíram 30 centímetros esta semana.
Segundo cientistas, as mudanças climáticas causadas pela atividade humana estão tornando os eventos meteorológicos extremos mais frequentes, mais fatais e mais destrutivos.
Com AFP