Guerrilhas colombianas fazem reunião rara para discutir paz e revolução

Comandantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) fizeram uma reunião secreta

1 jul 2013 - 20h25
(atualizado às 21h10)

Os comandantes máximos das duas principais guerrilhas colombianas se reuniram em segredo para discutir formas de fortalecer sua luta, num sinal de que podem tentar pressionar o governo para estabelecer uma negociação de paz conjunta.

Em nota publicada conjuntamente na segunda-feira, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) disseram ter realizado uma incomum "cúpula" dentro da Colômbia, durante a qual seus líderes manifestaram a necessidade de que todos os grupos rebeldes participem do processo de paz.

Publicidade

Negociadores do governo e das Farc atualmente mantêm um processo de paz em Havana, na esperança de encerrar uma guerra civil de cinco décadas. O processo ocorre sem a declaração de uma trégua, e nos últimos dias houve confrontos entre guerrilheiros marxistas e forças de segurança.

Na sua nota, as Farc e o ELN disseram ter realizado "uma cúpula em um ambiente fraterno de unidade e camaradagem, com a ideia de fortalecer os avanços no sentido de um movimento guerrilheiros e revolucionário unificado para o nosso país".

"Qualquer solução para o conflito interno no nosso país por meio do diálogo deve inevitavelmente avançar por meio de conversações com todos os insurgentes colombianos", acrescenta o texto, firmado por Timoleon Jimenez, o Timochenko, dirigente das Farc, e por Nicolás Rodríguez, o Gabino, do ELN.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se