Exército encontra 9 corpos em centro de atuação de cartéis mexicanos

17 ago 2013 - 18h10
(atualizado às 18h40)

Os corpos de nove homens foram encontrados neste sábado em uma das áreas mais problemáticas do oeste do estado de Michoacan, onde o cartel de drogas Cavaleiros Templários enfrenta grupos de vigilantes civis, alguns deles vinculados a outros cartéis.

O estado de Michoacan, onde o ex-presidente Felipe Calderon lançou sua campanha liderada pelo exército contra os cartéis, em 2007, tornou-se novamente um foco de violência relacionada às drogas.

Publicidade

Os corpos foram encontrados pelo exército em uma área próxima à divisa com o estado de Jalisco, disse um porta-voz do gabinete do procuradr de Michoacan.

Os homens, que foram amarrados e baleados, foram encontrados no início deste sábado e ainda não foram identificados, afirmou o porta-voz.

Os Cavaleiros Templários formam uma gangue envolvida com tráfico de drogas e extorsão.

Mais de 70 mil pessoas morreram na guerra de Calderon contra os cartéis de drogas entre 2006 e 2012 e mais de 6 mil foram mortas desde que o presidente Enrique Pena Nieto assumiu o cargo, em dezembro.

Publicidade

Na sexta-feira, oito pessoas foram encontradas mortas em outra área em que os Cavaleiros Templários atuam contra grupos de vigilantes, no estado de Guerrero. Em outra parte do estado, oito corpos foram encontrados em uma vala comum.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se