Argentina: San Juan recebe 39ª cúpula do Mercosul

2 ago 2010 - 11h22
(atualizado às 11h41)

A cidade argentina de San Juan, a 1,1 km a noroeste de Buenos Aires, terá sua calma alterada a partir de de por um forte esquema de segurança por ocasião da realização da cúpula do Mercosul, à qual assistirão sete líderes sul-americanos.

O Centro Cívico, sede administrativa desde 2007 do governo da província de San Juan, receberá hoje uma reunião de chanceleres, ministros de Economia e presidentes de Bancos Centrais do bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com a Venezuela em processo de adesão.

No mesmo edifício, no centro da cidade, acontecerá a reunião entre os presidentes dos países-membros do Mercosul, mais os de Chile e Bolívia, associados ao bloco, informaram fontes da organização do evento.

Os moradores das regiões próximas ao Centro Cívico e aos hotéis onde os líderes ficarão hospedados só poderão movimentar-se dentro dos anéis de segurança determinados pelas autoridades depois que os agentes checarem sua identidade.

As medidas de segurança adotadas também incluem o fechamento do espaço aéreo de San Juan aos aviões comerciais e privados e o uso de radares móveis. Aviões da Força Aérea argentina também darão apoio nos trabalhos de vigilância.

Calcula-se que cerca de 1,5 mil pessoas, entre delegações oficiais e jornalistas, chegaram a San Juan para a cúpula, a 39ª realizada pelo bloco, criado em 1991.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se