Um grupo de agressores armados matou 11 pessoas e feriu 12 em um campo de futebol após uma partida na cidade mexicana de Salamanca, disse o prefeito Cesar Prieto no Facebook no domingo, mas o motivo não ficou imediatamente claro.
Uma mulher e uma criança estavam entre os feridos no ataque "lamentável e covarde" na comunidade de Loma de Flores durante uma reunião social, acrescentou Prieto, descrevendo o incidente como um grave colapso social.
"Esse incidente se soma a uma onda de violência que, infelizmente, estamos vivenciando no Estado e, particularmente, em Salamanca", acrescentou. "Infelizmente, os grupos criminosos estão tentando subjugar as autoridades, o que não conseguirão."
Foi iniciada uma investigação sobre o ataque, informou o gabinete do procurador-geral do Estado de Guanajuato, onde fica Salamanca.
O gabinete estava coordenando esforços com as autoridades municipais, estaduais e federais para fortalecer a segurança na área, proteger seu povo e encontrar os prováveis autores, acrescentou em um comunicado.
"Os responsáveis serão encontrados", acrescentou Prieto em seus comentários no Facebook.
Guanajuato é um dos Estados mais perigosos do México.