Em clima de 'lua de mel', Lula dá honraria a Macron, e francês entrega medalha a Janja

Decreto que condecora francês com Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União

28 mar 2024 - 14h46
(atualizado às 15h05)
Lula recebe Macron no Palácio do Planalto
Lula recebe Macron no Palácio do Planalto
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Lula (PT) concederá ao presidente francês, Emmanuel Macron, a mais alta honraria brasileira a um estrangeiro, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. O ato reforça a boa relação criada por ambos e viralizada em redes sociais por memes. O governo francês também entregou uma honraria à primeira-dama, Janja da Silva, a Insígnia da Ordem Nacional da Legião de Honra, no grau de oficial. Macron disse que Lula já havia sido nomeado na mesma honraria e por isso nomearia a esposa do petista.

A entrega do "Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul" acontecerá durante a tarde desta quinta, no Palácio do Planalo, onde os presidentes farão declaração conjunta à imprensa. O decreto que estabelece a entrega foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Publicidade

Nos últimos dias viralizaram fotos e memes que mostram ambos sorridentes e em poses descontraídas durante agenda na Amazônia. A divulgação orgânica nas redes surpreendeu integrantes da Secom e ajudou a melhorar a imagem de Lula. Em razão da queda de popularidade do governo, registrada em pesquisas de opinião recentes, o presidente cobrou melhorias na comunicação e que ministros circulem pelo país para divulgar suas ações.

Macron foi recebido com honras de Estado nesta quinta. O telão que exibia a cerimônia ao vivo, instalado dentro do Palácio do Planalto, trazia uma das foto de Macron olhando para Lula que viralizaram nas redes. Ainda que o clima entre ambos seja de amizade e descontraído, um dos principais desafios de Lula na política externa está emperrado pela oposição de Macron. O governo francês é contra os termos do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, discutido há mais de 20 anos, sem uma conclusão.

Telão no Palácio do Planalto destaca foto que viralizou nas redes sociais
Foto: Guilherme Mazieiro/Terra

Durante a viagem de três dias, o presidente francês passou por outras três cidades: Belém (PA), onde se reuniu com Lula, o governador Helder Barbalho (MDB) e lideranças indígenas; Rio de Janeiro, para o lançamento de um submarino e São Paulo, onde se encontrou com empresários e participou de um evento na Universidade de São Paulo (USP).

Ordem do Cruzeiro do Sul

Publicidade

De acordo com informações do Palácio do Planalto, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul originou-se da extinta Ordem Imperial do Cruzeiro, instituída por Decreto de 1º de dezembro de 1822 de D. Pedro I, para assinalar de modo solene a sua Aclamação. Sua concessão dá-se por decreto presidencial, configurando-se em ato de relações exteriores. É a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se