Os indicados ao Oscar sempre são motivo de ansiedade entre os fãs do cinema, e em 2026, os fãs de Fórmula 1 também terão um motivo para roer as unhas. Estrelado por Brad Pitt, 61, o longa-metragem "F1" foi indicado a quatro categorias do prêmio, incluindo Melhor Filme.
Apesar de a nomeação na categoria principal do Oscar ter sido uma surpresa para fãs e especialistas, era esperado que o filme estivesse entre os indicados de algumas outras categorias. "F1" também compete em Melhor Som, Melhor Montagem e Melhores Efeitos Visuais.
Reconhecido por suas cenas de ação marcantes e similaridades com a disputa real nas pistas da Fórmula 1, o filme teve uma pequena ajuda interna para representar a categoria de forma verídica. Esse auxílio, no entanto, tem nome e sobrenome: Lewis Hamilton.
Heptacampeão da Fórmula 1, Hamilton é conhecido por um grande envolvimento nas artes fora das pistas. O piloto compõe e canta músicas do gênero R&B sob o pseudônimo XNDA em seu tempo livre, é embaixador de marcas de moda e já fez pequenas aparições no mundo do cinema, como dublar um personagem no filme Carros.
Agora, a ligação do britânico, finalmente, se conectou à paixão pelo automobilismo. O nome de Lewis Hamilton pode ser encontrado nos créditos de "F1" como Produtor Executivo, ao lado de Brad Pitt, Jerry Bruckheimer, Chad Oman, Dede Gardner, Jeremy Kleiner e do diretor, Joseph Kosinski.
Conheça "F1": O Filme
Na trama indicada ao Oscar, Brad Pitt interpreta Sonny Hayes, fenômeno mais promissor da Fórmula 1 da década de 1990, mas que fracassou na carreira. Trinta anos após sua saída do esporte, ele vive do trabalho como piloto nômade de aluguel, até ser contatado pelo ex-companheiro de equipe. Ruben Cervantes é vivido por Javier Bardem e comanda uma equipe de Fórmula 1 à beira do colapso.
Após um pouco de resistência, Ruben convence Sonny a voltar para as pistas pela última vez em uma tentativa desesperada de salvar a equipe e provar que é o melhor do mundo. O veterano irá pilotar ao lado de Joshua Pearce (Damson Idris), novato-revelação da equipe que busca estabelecer seu próprio ritmo.
Além do trio principal, "F1: O Filme" também conta com grandes nomes no elenco como Kerry Condon, Tobias Menzies e Kim Bodnia. As gravações aconteceram durante os finais de semana nas pistas dos Grandes Prêmios da temporada de 2025, com a equipe da produção em competição com alguns dos principais times do esporte.