Escândalo marca saída de Nelsinho Piquet da Renault

Nelsinho Piquet foi um dos protagonistas da Fórmula 1 em 2009. Mas não porque tenha conquistado a sua primeira vitória, ou que tenha disputado o título, ou ainda que tenha mudado para uma outra equipe a fim de buscar melhores resultados. O piloto brasileiro esteve envolvido em uma saída cheia de rancores da Renault e participou de mais um escândalo da categoria.

Demitido em agosto, Nelsinho Piquet já vinha balançando no cargo de piloto da Renault. Em sua carta de despedida, o brasileiro não poupou críticas a Flavio Briatore, então chefe da equipe.

Nelsinho reclamou das diferenças entre seu carro e o do ex-companheiro Fernando Alonso, além de exprimir sua desaprovação em relação ao trabalho de Briatore na Renault, a quem chamou de carrasco e protagonista do "período mais negro" de sua carreira.

Pouco menos de um mês após a demissão de Nelsinho da Renault, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que uma investigação para apurar um incidente ocorrido no Grande Prêmio de Cingapura de 2008 fora aberta. Naquela corrida, Fernando Alonso, companheiro de Nelsinho, foi beneficiado por um acidente protagonizado pelo brasileiro. A suspeita era a de que a batida fora planejada por Flavio Briatore, chefe esportivo da montadora francesa.

O que era suspeita, na verdade, mostrou-se uma denúncia do pai de Nelsinho, Nelson Piquet, confirmada mais tarde em setembro pela FIA. No início daquele mês, a Renault, seus representantes e pilotos foram convocados para prestar depoimento na entidade. Depois de iniciar processo criminal contra a família Piquet, por alegarem que a equipe armou a corrida, a montadora resolveu não mais contestar as acusações de armação e demitiu Flavio Briatore e o engenheiro Pat Symonds.

O resultado do julgamento do dia 21 de setembro livrou os pilotos Fernando Alonso e Nelsinho Piquet (este com imunidade caso as acusações provassem ser verdadeiras), puniu a Renault com uma sanção condicional até o fim de 2011, afastou Symonds por 5 anos e baniu Briatore da categoria.

Apesar de não ter sofrido qualquer punição da FIA, Nelsinho Piquet não ficou bem entre seus pares - Felipe Massa e Barrichello desaprovaram a atitude - e encontra dificuldades para voltar à categoria. Além de, por enquanto, apenas conversar com as novas equipes que deverão integrar a categoria em 2010, o piloto terminou o ano participando de competições de kart e um teste na Truck Series (uma espécie de pick-up racing) da Nascar.

Ex-companheiro de Alonso, Nelsinho é personagem da maior polêmica da F1 em 2009
Ex-companheiro de Alonso, Nelsinho é personagem da maior polêmica da F1 em 2009
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se