Em mensagem de 4 de Julho, Biden diz que liberdades estão sob ataque e pede "patriotismo de princípios"

4 jul 2022 - 20h48

Em mensagem para comemorar o Dia da Independência dos Estados Unidos, o presidente Joe Biden disse nesta segunda-feira que as liberdades estavam sob ataque e instou os cidadãos a se engajarem no "patriotismo de princípios", enquanto o país enfrentava desafios econômicos e divisões nacionais.

"Das profundezas mais profundas de nossas piores crises, sempre nos elevamos a nossas alturas mais elevadas", disse Biden em declaração na Casa Branca. "Já fomos testados antes, assim como estamos sendo testados hoje, mas nunca falhamos, porque nunca nos afastamos das crenças e promessas fundamentais que definem esta nação".

Publicidade

Sem citá-la especificamente, Biden pareceu mencionar a recente decisão da Suprema Corte de derrubar o histórico veredicto Roe vs. Wade que protegia os direitos das mulheres de fazer abortos, ao mesmo tempo em que observou também os desafios que os norte-americanos enfrentam economicamente.

"Nossa economia está crescendo, mas não sem dor. A liberdade está sob... agressão, tanto aqui como no exterior", disse.

Biden insistiu na unidade, apesar das divisões no país.

"Neste dia, em meio à tempestade e aos conflitos, que possamos nos comprometer com um patriotismo de princípios", disse. "Acredito que estamos mais unidos do que divididos. Mais ainda, acredito que é uma escolha que fazemos, e acredito que está ao nosso alcance escolher unidade e unidade de propósitos".

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se