Eleições 2022: veja lista de debates presidenciais programados

Jornais e emissoras de rádio e TV agendaram 16 eventos dessa natureza este ano

4 jul 2022 - 08h42
(atualizado às 10h23)
Palácio do Planalto
Palácio do Planalto
Foto: Leandro Neumann Ciuffo/Flickr / Tecnoblog

As eleições 2022 já tem agenda de debates presidenciais programados. O Estadão promoverá debate com candidatos à Presidência da República no dia 24 de setembro, em parceria com o SBT, a revista Veja e a rádio Nova Brasil FM. Outros jornais e emissoras também já agendaram eventos do tipo para o período de campanha eleitoral, que terá início em agosto. Entre eles, os canais de TV CNN, Globo e Bandeirantes e os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, entre outros. 

Considerada uma oportunidade importante para que os eleitores conheçam a fundo as propostas dos presidenciáveis, a realização de debates com candidatos ao Planalto pode ter desfalque por parte dos dois líderes nas pesquisas de intenção de voto este ano. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) já indicaram que não pretendem comparecer a todos os eventos dessa natureza.

Publicidade
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) já sinalizaram que não devem comparecer a todos os debates. Foto: André Dusek e Gabriela Biló/Estadão

O petista sugeriu que as emissoras se organizassem em pool para que a quantidade de debates não passasse de três, sinalizando que não concorda em participar dos 16 eventos programados. Já o chefe do Executivo justifica eventual ausência dizendo que vai virar alvo de "pancada". Nas eleições de 2018, das quais saiu vitorioso, Bolsonaro faltou a debates após ser vítima de um ataque a faca durante a campanha.

Vale lembrar que, pela lei eleitoral, as emissoras de rádio e televisão têm o dever de convidar todos os candidatos dos partidos que tenham representação de, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional. Já os debates transmitidos pela internet não têm essa obrigação.

    A Justiça Eleitoral permite que os candidatos não compareçam ao debate, "desde que o veículo de comunicação responsável comprove havê-lo convidado com a antecedência mínima de setenta e duas horas".

    Veja a lista de debates programados até o momento:

    Publicidade

    1º Turno:

    6 de agosto: CNN

    9 de agosto: Jovem Pan

    14 de agosto: Band

    2 de setembro: RedeTV!

    8 de setembro: O Globo, Valor Econômico e rádio CBN

    13 de setembro: TV Aparecida

    22 de setembro: Folha de S. Paulo e UOL

    24 de setembro: Estadão, SBT, revista Veja e rádio Nova Brasil FM

    Publicidade

    29 de setembro: TV Globo

    2º Turno

    3 de outubro: CNN

    4 de outubro: Band

    11 de outubro: Jovem Pan

    13 de outubro: Folha de S. Paulo e UOL

    17 de outubro: RedeTV!

    22 de outubro: Estadão, SBT, revista Veja e rádio Nova Brasil FM

    28 de outubro: TV Globo

    Publicidade
    Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
    Inscreva-se