Vagas Olímpicas Unesp 2024: inscrição termina amanhã (11)

Confira como funciona este processo seletivo e dicas de uma aluna aprovada.

10 dez 2023 - 00h08

As inscrições para o Processo de Seletivo de Vagas Olímpicas para ingressar na Unesp 2024 encerram amanhã, dia 11 de dezembro.

São consideradas várias olimpíadas para ingresso, mas quais são aceitas varia conforme a escolha do curso e do câmpus. Confira a relação completa de quais Olimpíadas são aceitas em cada curso da Unesp 

Publicidade

Inscrição no Processo Seletivo de Vagas Olímpicas da Unesp 2024

As inscrições devem ser realizadas via internet até o dia 11 de dezembro. No processo de inscrição serão necessárias as seguintes informações:

  1. Indicar a 1ª opção de curso (obrigatório);

  2. Indicar a 2ª opção de curso (opcional);

  3. Fornecer seus dados pessoais;

  4. Fornecer endereço para correspondência;

  5. Responder o questionário socioeconômico.

  6. Anexar o arquivo na ficha por meio de upload do histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente (obrigatório);

  7. Anexar o arquivo na ficha por meio de upload do documento comprobatórios de sua premiação em olimpíada ou competição de conhecimento compatível com a opção de curso:

  • 1ª opção: obrigatório;
  • 2ª Opção: opcional.

Classificação no Processo Seletivo de Vagas Olímpicas da Unesp 2024

Primeiro serão classificados aqueles que marcarem o curso como primeira opção, no caso de sobrar vagas, serão incluídos os candidatos que marcaram o curso como segunda opção. 

A pontuação de cada inscrito será calculada conforme a sua premiação em Olimpíadas regionais, nacionais, ibero-americanas e internacionais. Confira a tabela que determina as pontuações:

Tabela de pontuação - Manual do candidato Unesp
Tabela de pontuação - Manual do candidato Unesp
Foto: Brasil Escola

Como ser aprovado no Processo Seletivo de Vagas Olímpicas da Unesp 2024?

Muitas dúvidas surgem relacionadas a este tipo de processo seletivo, afinal, é um método de ingresso que dispensa a realização de vestibulares, mas que, da mesma forma, exige estudo e dedicação.

Publicidade

Para compreender um pouco mais sobre esse desafio, conversamos com Samara Azevedo, aluna do colégio IDAAM, de Manaus, aprovada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) por meio do Processo Seletivo de Vagas Olímpicas.

Foi com sua participação na Olimpíada de Matemática Sem Fronteiras que ela conquistou uma vaga no curso de Engenharia Aeronáutica da Unesp. Os professores do seu colégio forneceram apoio e divulgavam os processos internamente nas escolas. 

Ela começou a participar e pegou gosto pela matéria, consequentemente ela começou a ter contato e a compreender assuntos mais complexos. Dessa forma, conseguiu uma classificação satisfatória e ingressou na universidade.

A dica principal dela, para jovens que queiram seguir o mesmo caminho, é tomar cuidado com a autocobrança. Pois, o processo exige disciplina e esforço, então se faz necessário cuidar da sua saúde mental durante toda a jornada.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se