O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (12), que a questão sobre a gripe H1N1 na prova de Matemática será anulada.
O motivo é a falta de ineditismo, já que o item foi cobrado em uma edição anterior do Enem aplicado para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em 2010. Camilo Santana disse que a anulação da questão não trará prejuízos aos candidatos.
Confira qual foi a questão repetida:
Quanto ao banco de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), disse que o órgão irá tomar providencias para fortalecer a equipe que realiza a elaboração das questões do exame.
Manuel afirmou que está previsto um novo edital para o início de janeiro para a seleção de elaboradores e revisores de itens.
"Faremos um esforço mais significativo para mobilizar as universidades e as coordenações pedagógicas das secretarias de educação para que possamos reunir um grupo de elaboradores e revisores mais significativo. Vamos promover uma participação mais sistemática desses elaboradores na construção de novos itens, e com isso, conseguirmos ter um banco de itens mais robusto para a realização das avaliações do Enem a cada ano."
Manuel Palacios, presidente do Inep
Segundo dia de aplicação do Enem deste ano terminou com 32% de candidatos ausentes. O Enem 2023 recebeu ao todo quase 4 milhões de candidatos inscritos.
Correção comentada do 2º dia do Enem 2023
Confira a correção comentada das questões do 2º dia do Enem 2023 nesta página. O Brasil Escola junto com o Oficina do Estudante e o Poliedro disponibiliza o gabarito extraoficial do exame em tempo real.
Comentários ao vivo do 2º dia do Enem 2023
Assista à transmissão ao vivo do Brasil Escola com comentários e análises dos professores sobre as provas do 2º dia do Enem 2023.
A live pode ser acompanhada nesta página!
Fique por dentro de tudo sobre o Enem 2023 aqui!