Hoje, 21 de abril, é Dia de Tiradentes. O personagem histórico, bem como a Inconfidência Mineira, já caíram em provas de vestibulares e no Enem.
Sendo assim, estudantes que farão processos seletivos neste ano, como o Enem 2024, devem ficar atentos aos temas, considerados muito relevantes para a História do Brasil.
O Dia de Tiradentes consta no calendário brasileiro como uma homenagem a Tiradentes e foi estabelecido como feriado nacional por meio de um decreto emitido em 1890 e reafirmado como feriado nacional por meio de uma lei de 2002.
O feriado a Tiradentes foi parte da iniciativa dos defensores da república, na década de 1890, de estabelecer Tiradentes como um herói nacional e grande defensor da república.
Quem foi Tiradentes?
"Tiradentes" era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista.
Tiradentes participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi um dos principais articuladores desse movimento, que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e que, entre outros dessa época, contestava o poder que a Coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.
O que é celebrado no Dia de Tiradentes?
O dia 21 de abril é um feriado nacional que homenageia Tiradentes, um militar que fez parte da liderança do movimento da Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil na época colonial.
Tiradentes passou a ser visto como uma figura heroica logo após a Proclamação da República, pois foi considerado um mártir dessa causa. Ele foi morto em 21 de abril de 1792, e o dia de sua morte foi decretadocomo feriado a partir de 1890. Tiradentes é reconhecido como um herói nacional.
Questões de vestibulares e Enem sobre Tiradentes
Tiradentes e os temas relacionados ao personagem histórico, como, por exemplo, a Inconfidência Mineira, já caíram em provas de História ou Ciências Humanas de vestibulares e Enem.
Confira abaixo alguns exemplos de perguntas sobre Tiradentes e a edição nas quais apareceram:
Enem 2023
Enem 2017
Enem 2014
Videoaula sobre o Dia de Tiradentes
Créditos da imagens:
[1] e [2] Wikimedia Commons