Estudante confundiu o nome do filme "Up: Altas Aventuras" com "Altas Horas" na redação do Enem 2025, viralizando nas redes; segundo professora, erro não implica desconto, desde que o conteúdo esteja bem articulado com o tema.
Um vídeo do estudante Júlio da Silva Inglês, 18 anos, contando que a namorada, Raquel Fernandes Fidelis, 16 anos, confundiu o nome do filme Up: Altas Aventuras com Altas Horas na redação do Enem 2025 viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Até a tarde de sexta-feira, 14, a publicação já havia alcançado mais de 700 mil visualizações no Instagram.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O registro, feito após o fim do exame, mostra uma conversa entre o casal, que é de João Pessoa (PB) e tem o sonho de cursar Medicina. Os dois fizeram o Enem no último domingo, 9, e, ao sair do local de prova, Raquel foi contar ao namorado o filme que usou como repertório cultural na redação. Nesse momento, ele percebeu que ela confundiu os nomes.
"Eu esperei três horas para ela pegar o caderno, que eu saí cedão. Aí ela falou: 'Deixa eu ler minha redação para tu. Aí ela disse: não tem aquele filme do velhinho do balão? Altas Horas. Era Up: Altas Aventuras, ela botou Altas Horas", comentou Júlio no vídeo, dando risada. Em tom de brincadeira, Raquel disse: "Eu zerei a redação".
Em entrevista ao Terra, Júlio contou que a namorada saiu da prova toda empolgada, mas que chorou ao saber do equívoco na redação. Raquel, que está no segundo ano do ensino médio e fez o Enem como "treineira", afirmou que se desesperou.
"Fiquei muito desesperada por saber disso. Eu pensava que eu realmente tinha ido bem na prova", detalhou. "O tema da redação batia muito bem com o filme. E, na hora, já veio na minha cabeça", acrescentou a jovem.
A primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 foi aplicada no último domingo, 9, com questões de Linguagens, Ciências Humanas e a redação. Neste ano, os candidatos tiveram que escrever sobre "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Nas redes sociais, muitos candidatos relataram que usaram o filme Up: Altas Aventuras como repertório para a redação. Na animação, lançada em 2009, Carl Fredricksen, de 78 anos, é forçado a ser internado em um asilo. Mas, para evitar que isso aconteça, ele enche milhares de balões, fazendo com que ele levante voo, com o objetivo de viajar para um local onde ele e a falecida esposa sempre desejaram morar.
O erro pode descontar nota da redação?
De acordo com a professora de redação do Curso Anglo, Daniela Toffoli, a princípio, a troca do nome do filme não desconta nota na redação.
"O próprio material do Enem diz que, se, por algum equívoco, o aluno acabar trocando nome de autor, por exemplo, de alguma teoria, de alguma referência que ele colocou, não desconta. Teoricamente, o mesmo vale para nome de filme, para nome de música, para nome de livro", explica.
A professora lembra que já teve até redação nota 1.000 que teve a troca de nome de autor. "O que realmente conta é se o aluno conseguiu fazer a ponte certinho com o conteúdo. Então, se ele trouxe o conteúdo desse filme ao qual ele está se referindo, no caso, de maneira correta e conseguiu articular isso corretamente com o tema ou com o argumento."
"Portanto, teoricamente, só a troca do nome do filme por si só não gera desconto. O que vai gerar desconto é se o conteúdo não foi articulado de maneira correta com o tema ou com o argumento ao qual essa menina, por exemplo, está fazendo referência", acrescenta Daniela.