Professores recomendam organizar a resolução do segundo dia do Enem 2025 em blocos de questões, priorizar Matemática e, se necessário, deixar Ciências da Natureza para o final, destacando a importância de uma boa estratégia para o desempenho na prova.
Temida por muitos estudantes, a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 vai ser aplicada já no próximo domingo, 16. No segundo dia do Enem, os candidatos enfrentam questões de Matemática e de Ciências da Natureza. Para garantir um ótimo desempenho nessa etapa, ter uma boa estratégia de prova é fundamental.
Terra terá gabarito extraoficial e correção ao vivo das questões do 2º dia do Enem 2025
Além de ajudar a organizar o tempo, que é de cinco horas no total, no segundo dia do Enem, a estratégia de prova contribui para diminuir o nervosismo com as questões, saber quais perguntas responder primeiro e aumentar as chances de acertos e aprovação.
Com a prova chegando, o diretor-geral do Curso Anglo, Viktor Lemos, e o coordenador pedagógico do Estratégia Vestibulares, Daniel Reis, deram dicas valiosas para ajudá-lo a montar uma estratégia para o segundo dia de provas. Bora conferir?
1 - Dividir a prova em blocos de questões
Viktor recomenda que o estudante organize a resolução das questões por blocos. Como assim? Vamos a um exemplo:
- Fazer 15 questões de Matemática;
- Depois fazer 15 questões de Ciências da Natureza;
- Na sequência, resolver mais 15 questões de Matemática;
- E assim por diante, alternando entre as áreas.
"A sugestão é variar os blocos para que o estudante mantenha a atenção e o foco ao longo da prova, sem sobrecarregar uma única área de conhecimento. Isso ajuda a evitar o cansaço mental durante o exame", explica o especialista.
2 - Estratégia de leitura durante a prova
Para Daniel, uma maneira de ganhar tempo na resolução de questões é também iniciar pela leitura do comando da pergunta, passando pelas alternativas e só depois indo ao texto-base.
"O estudante direciona melhor a leitura e evita se perder em informações que não são necessárias para a resposta", aconselha o coordenador pedagógico.
3 - Dar atenção especial à Matemática
Segundo o diretor-geral do Curso Anglo, é importante que o candidato tenha um cuidado maior com a disciplina de Matemática, já que, historicamente, as notas da matéria no Enem tendem a ser as mais altas, chegando próximas da nota máxima (mil pontos).
No Enem 2024, por exemplo, a nota máxima recebida pelos participantes que acertaram todas as questões na matéria foi de quase 962 pontos. "Por isso, é estratégico priorizar Matemática no planejamento da prova", destaca.
4 - Se precisar, deixe Ciências da Natureza para o final
Caso o candidato tenha pouco tempo para resolver muitas questões, a orientação de Viktor é deixar as perguntas de Ciências da Natureza, e não as de Matemática, para o fim.
"É lembrar que a área de Matemática tem maior peso no cálculo da nota final, que é feito pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)", afirma.
Segundo dia do Enem 2025
A segunda parte do Enem 2025 é aplicada no próximo domingo, 16, em várias cidades do País. Os candidatos encaram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, em um período de cinco horas.
No último domingo, 9, primeiro dia do exame, os candidatos responderam 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além de produzirem uma redação com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região, no período da aplicação regular do exame.
Datas do Enem 2025
- Dias das provas: 9 e 16 de novembro;
- Divulgação dos gabaritos: o gabarito do 1º dia foi divulgado dia 13 de novembro; a data do 2º dia ainda não foi informada;
- Resultado: em janeiro de 2026.