Projetos de apoio emocional estiveram neste domingo, 9, em uma escola na Zona Oeste da capital paulista para oferecer abraços às cegas, 'cantinho do desabafo', mensagens motivacionais e até entregar água e caneta preta para candidatos que foram fazer o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Confira o gabarito extraoficial do 1º dia de prova do Enem 2025
Um deles, o projeto Help, que existe há 8 anos, é formado por voluntários psicólogos e pessoas que superaram questões emocionais. "Hoje, que é o Enem, viemos aqui compartilhar uma mensagem de superação, dizer que eles são capazes de fazer a prova, que precisam acreditar neles e mostrar que nós estamos aqui na torcida", explica o coordenador do projeto, Felipe Santos, 38 anos, ao Terra.
O grupo estava com uma van, onde montaram um 'cantinho do desabafo'. "Aqui é se eles quiserem conversar, deixar toda a ansiedade, medo, preocupação, e ir fazer uma prova com a cabeça fria e aí ter um bom resultado", diz Felipe. "As pessoas chegam muito ansiosas, nos deparamos com alunos que estão prestes a ter uma crise de ansiedade", acrescenta.
Conforme o coordenador, o projeto também estava presente em outras escolas de São Paulo que aplicaram o Enem neste ano. Além do espaço para desabafo, eles estavam oferecendo abraços por meio de um voluntário vendado e exibiam placas com mensagens positivas, em torno do lema deles, que é "não te julgo, te ajudo."
"Outra galera está com uma placa escrita 'preocupado com o resultado? Me abrace'. E esse abraço significa muito, porque ali a gente passa uma energia positiva. A gente fala que a pessoa vai conseguir fazer a prova. Todo esse apoio, toda essa ajuda é válida para a pessoa saber que é importante e capaz", afirma Felipe.
Outro grupo que estava em frente à escola é o Projeto Universitários, com o intuito de motivar os estudantes: "Hoje, o Projeto Universitários está com cerca de 5 mil voluntários espalhados em todos os estados do Brasil, e aqui em São Paulo, com uma média de 1.500 voluntários, e com o objetivo de levar uma palavra de incentivo, de força, de ânimo", comenta o coordenador Wellison Alves Nunes, de 30 anos.
O projeto também estava entregando água e caneta preta, de material transparente, para os candidatos. "Todos os anos a gente prepara kits com lanche para entregar para os alunos. A gente sabe que alguns esquecem a caneta, alguns saem de casa apressados e podem esquecer uma garrafinha com água. A gente tem aqui também uma palavra de motivação no post-it. São várias ações que nós realizamos para tentar deixar o aluno o mais tranquilo possível para que ele possa fazer uma excelente prova", afirma Wellison.
Dois domingos de provas
O Enem 2025 começa a ser aplicado neste domingo, 9. Cerca de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos para fazer a prova, que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Neste primeiro dia do Enem, os candidatos respondem questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma redação, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". No próximo domingo, dia 16 de novembro, serão realizadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região no período da aplicação regular do exame.