Voluntários oferecem abraços às cegas, 'cantinho do desabafo' e entregam água e caneta no Enem: 'Passam energia positiva'

Projetos estavam em frente a uma escola na Zona Oeste da capital paulista com várias ações de apoio emocional aos candidatos

9 nov 2025 - 15h28
(atualizado às 21h33)
Com ‘cantinho do desabafo’, voluntários promovem apoio emocional a candidatos do Enem
Video Player

Projetos de apoio emocional estiveram neste domingo, 9, em uma escola na Zona Oeste da capital paulista para oferecer abraços às cegas, 'cantinho do desabafo', mensagens motivacionais e até entregar água e caneta preta para candidatos que foram fazer o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Um deles, o projeto Help, que existe há 8 anos, é formado por voluntários psicólogos e pessoas que superaram questões emocionais. "Hoje, que é o Enem, viemos aqui compartilhar uma mensagem de superação, dizer que eles são capazes de fazer a prova, que precisam acreditar neles e mostrar que nós estamos aqui na torcida", explica o coordenador do projeto, Felipe Santos, 38 anos, ao Terra.

Publicidade
Projeto Help oferece cantinho do desabafo
Projeto Help oferece cantinho do desabafo
Foto: Marcela Coelho/Terra

O grupo estava com uma van, onde montaram um 'cantinho do desabafo'. "Aqui é se eles quiserem conversar, deixar toda a ansiedade, medo, preocupação, e ir fazer uma prova com a cabeça fria e aí ter um bom resultado", diz Felipe. "As pessoas chegam muito ansiosas, nos deparamos com alunos que estão prestes a ter uma crise de ansiedade", acrescenta. 

Conforme o coordenador, o projeto também estava presente em outras escolas de São Paulo que aplicaram o Enem neste ano. Além do espaço para desabafo, eles estavam oferecendo abraços por meio de um voluntário vendado e exibiam placas com mensagens positivas, em torno do lema deles, que é "não te julgo, te ajudo."

Projeto Help levou cartazes para apoiar estudantes
Foto: Marcela Coelho/Terra

"Outra galera está com uma placa escrita 'preocupado com o resultado? Me abrace'. E esse abraço significa muito, porque ali a gente passa uma energia positiva. A gente fala que a pessoa vai conseguir fazer a prova. Todo esse apoio, toda essa ajuda é válida para a pessoa saber que é importante e capaz", afirma Felipe.

Projeto Help ajuda estudantes antes do Enem
Foto: Marcela Coelho/Terra

Outro grupo que estava em frente à escola é o Projeto Universitários, com o intuito de motivar os estudantes: "Hoje, o Projeto Universitários está com cerca de 5 mil voluntários espalhados em todos os estados do Brasil, e aqui em São Paulo, com uma média de 1.500 voluntários, e com o objetivo de levar uma palavra de incentivo, de força, de ânimo", comenta o coordenador Wellison Alves Nunes, de 30 anos.

Publicidade
Projeto Universitários presta apoio aos estudantes
Foto: Marcela Coelho/Terra

O projeto também estava entregando água e caneta preta, de material transparente, para os candidatos. "Todos os anos a gente prepara kits com lanche para entregar para os alunos. A gente sabe que alguns esquecem a caneta, alguns saem de casa apressados e podem esquecer uma garrafinha com água. A gente tem aqui também uma palavra de motivação no post-it. São várias ações que nós realizamos para tentar deixar o aluno o mais tranquilo possível para que ele possa fazer uma excelente prova", afirma Wellison.

Espaço do projeto Universitários em São Paulo
Foto: Marcela Coelho/Terra

Dois domingos de provas

O Enem 2025 começa a ser aplicado neste domingo, 9. Cerca de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos para fazer a prova, que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Neste primeiro dia do Enem, os candidatos respondem questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma redação, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". No próximo domingo, dia 16 de novembro, serão realizadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região no período da aplicação regular do exame.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações