Por volta das 11h30 deste domingo, 9, Karoline Cardoso Campos, de 27 anos, já estava em frente a uma escola na zona oeste da capital paulista aguardando a abertura dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A jovem vai fazer a prova sete anos depois de ter realizado o exame pela primeira vez e está em busca de uma boa nota para tentar uma vaga no curso de Direito.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em conversa com o Terra, Karoline, que mora no bairro Brasilândia, contou que realizou o Enem pela primeira vez em 2018, conseguiu uma vaga em Direito, chegou a cursar por um ano, mas, por questões pessoais, não conseguiu continuar a faculdade. Agora ela deseja retomar esse sonho.
Ao longo do ano, a jovem, que atualmente trabalha em uma banca de pastel das 9h às 21h, diz que precisou conciliar o trabalho com a preparação para o Enem. Ela estudava sozinha e por meio de plataformas online gratuitas todos os dias quando chegava em casa à noite. "Separava sempre duas, três horas, para estudar. Às vezes virava à noite. Domingo, que não trabalho, estudava de três a quatro horas."
"Estudei mais resumidamente, por tópicos, relembrei os conteúdos, fiz simulados e assisti muitas videoaulas no YouTube", detalha. "Para a redação, li bastante, assisti jornais", acrescenta. Segundo Karoline, ela escrevia em torno de 5 redações por semana. "Todos os dias eu chegava do trabalho e já fazia. Eu relia, fazia de novo."
Mesmo voltando a fazer o Enem após muitos anos, ela destacou que não estava tão "nervosa". "Como já passei por essa experiência, estudei, acredito que vai dar tudo certo", afirma.
Para realizar as provas, além do documento e caneta obrigatórios, a jovem trouxe ainda água e alguns lanches. "Mas na hora da prova, a gente foca, nem liga para comer, é mais para me hidratar mesmo."
Dois domingos de prova
O Enem 2025 começa a ser aplicado neste domingo, 9. Cerca de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos para fazer a prova que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Neste primeiro dia do Enem, os candidatos respondem questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma redação dissertativa-argumentativa. O tema da redação deste ano é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". No próximo domingo, dia 16 de novembro, serão realizadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região, no período da aplicação regular do exame.