Milhões de estudantes participaram do primeiro dia do Enem 2025, neste domingo, 9. No entanto, aqueles que não puderam comparecer ao Exame Nacional do Ensino Médio devido a doenças contagiosas ou problemas de logística têm direito a fazer a prova em outra data.
Terra terá gabarito extraoficial e correção ao vivo das questões e Redação do 1º dia do Enem 2025
O edital prevê a reaplicação da prova em algumas situações e o Terra preparou um guia com todas as orientações necessárias sobre o tema. Confira!
Quem pode solicitar a reaplicação do Enem?
A reaplicação do Enem pode ser solicitada pelos candidatos que tiverem problemas logísticos ou em casos de doenças infectocontagiosas, desde que comprovem com laudo médico. O processo é voltado para garantir que todos os inscritos possam realizar a prova em condições adequadas.
São considerados problemas logísticos, para fins de reaplicação, fatores como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
No edital, são descritas as seguintes doenças: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.
Qual é o período para pedir a reaplicação?
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2025 vai de 17 até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília) deste ano. Já estudantes de Belém (PA), Ananindeua (PA) e Marituba (PA) --que realizarão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro-- poderão fazer a solicitação de 8 até as 12h de 12 de dezembro.
Como pedir a reaplicação do Enem?
O pedido de reaplicação do Enem deve ser realizado na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde também estão descritos os documentos necessários para comprovar a necessidade de fazer a prova em outra data, dependendo do problema que causou a ausência no exame.
A prova é diferente do exame que já foi aplicado?
Sim, a prova de reaplicação é diferente do exame original. O conteúdo segue o mesmo formato e tem o mesmo nível de dificuldade, mas as questões são inéditas para garantir a segurança e a equidade da avaliação.
Não fiz o primeiro dia. Devo fazer o segundo?
O Inep --organizador do exame-- recomenda que o participante afetado por problemas logísticos ou de saúde durante o 1º dia de aplicação das provas compareça no 2º dia de aplicação, a ser realizado no próximo domingo, 16.
Como fica o cronograma para esses candidatos?
Para os candidatos que solicitarem e forem autorizados a participar da reaplicação, as provas serão realizadas em 16 e 17 de dezembro de 2025. Os resultados para esses candidatos serão liberados em janeiro de 2025, no mesmo período que os resultados gerais do Enem, para que todos tenham as mesmas oportunidades de inscrição em processos seletivos.